A Champions League 2019/20 ainda levará alguns dias para definir seu novo campeão, mas os primeiros jogos na Champions League 2020/21 começam a acontecer. Neste sábado, a nova temporada da competição continental já tem início, com as partidas da primeira fase preliminar. É aquele quadrangular com os duelos entre os campeões das ligas de pior ranking na Uefa. Tradicionalíssima força da Irlanda do Norte, o Linfield começou despachando o Tre Fiori, de San Marino. Ganhou por 2 a 0. Já o outro embate reúne o andorrano Inter Club d’Escaldes e o kosovar Drita – com transmissão ao vivo no Facebook. As partidas acontecem em campo neutro, na cidade suíça de Nyon.

Para acelerar a competição e minimizar os riscos na pandemia, as três fases qualificatórias seguintes serão disputadas em jogo único. O mando de campo será definido por sorteio e todos os duelos ocorrerão com portões fechados, independentemente do protocolo adotado em cada país. As partidas destas três etapas acontecem em 18-19 de agosto, 25-26 de agosto e 15-16 de setembro. Só a última fase classificatória terá confrontos de ida e volta, entre 22 e 30 de setembro. A fase de grupos terá seu início previsto para 20 de outubro.

Há riscos evidentes de que partidas possam ser prejudicadas por novas ondas de contágio da COVID-19 ou por restrições de viagem entre os países. A Uefa propõem que os próprios clubes pensem em alternativas, caso exista algum empecilho, com risco de eliminação prévia caso não se chegue a uma solução. Além do mais, novas restrições impostas pelos países após os sorteios poderão provocar também a desqualificação de equipes. Pensando na realidade diversa do continente, é bem provável que episódios do tipo se desenrolem. Casos positivos de coronavírus que não permitam o rearranjo da partida também poderão eliminar as equipes sem entrar em campo. Polônia, Hungria, Grécia e Chipre providenciarão estádios que poderão servir a duelos em campo neutro.

Abaixo, um mapa interativo com todos os times da Champions 2020/21. Vale lembrar que o campeão de 2019/20 e o vencedor da Liga Europa poderão se somar a esta lista. As equipes foram divididas conforme a fase em que entrarão. Além do estádio, apresentamos a colocação na liga passada e o que aconteceu em cada país – se o campeonato foi encerrado por antecipação, se precisou ser retomado ou se já tinha terminado em 2019. Os escudos se sobrepõem, então é necessário aproximar a visualização para algumas equipes.