Manchester City passeia e faz 3 a 0 no Blackburn

Neste sábado, o Manchester City, líder da Premier League, não teve trabalho para derrotar o Blackburn Rovers em casa por 3 a 0, pela 26ª rodada do Campeonato Inglês. Além de somar mais três pontos, os Citizens, de quebra, pressionam o rival Manchester United, vice-líder da competição e que entra em campo apenas no domingo, contra o Norwich, fora de casa.

Com o resultado, os mancunianos chegaram a sua 20ª vitória no torneio e atingiram 63 pontos, cinco a frente dos Red Devils. Já os Rovers estão em situação delicada. Com somente 21 pontos, ocupam a 18ª posição, a primeira na zona de rebaixamento, atrás do Queens Park Rangers (que também soma 21 pontos) pelo saldo de gols.

O City tomou as rédeas do encontro desde o início. Logo no primeiro minuto, Mario Balotelli recebeu de Adam Johnson e, na dividida, obrigou Paul Robinson a fazer boa defesa. A partir daí, porém, o Blackburn se fechou como pode, mantendo apenas Yakubu no campo de ataque e obrigando o time da casa – que nos primeiros 25 minutos tinha incríveis 85% de posse de bola – a jogar na base da paciência, girando a bola de uma ponta a outra.

Até então com sucesso na contenção, Blackburn ameaçou ir ao ataque. Mas não era a hora certa. Aos 29 minutos, Yayá Touré roubou a bola no campo de defesa e deu início ao contra-ataque. O marfinense lançou para David Silva, na entrada da área pela esquerda, abrir para Alexsandar Kolarov na ponta. O sérvio cruzou e Balotelli desviou de Robinson para abrir o placar e marcar seu 10º gol na temporada.

Os mancunianos ainda tiveram mais duas boas chances de ampliar. Aos 33, David Silva abriu para Kolarov invadir a área pela ponta esquerda e bater forte, mas em cima de Robinson. Três minutos depois, após cobrança de escanteio pela esquerda, Vincent Kompany desviou de calcanhar e obrigou o goleiro do Blackburn a fazer a defesa no reflexo. Na sobra, Touré esticou o pé, mas mandou ao lado.

A superioridade do City continou no segundo tempo, mantendo a posse de bola acima dos 80% e impedindo que os Rovers ultrapassassem o meio-campo. Logo aos sete minutos, após escanteio pela direita, Robinson falhou feio, espalmando a bola para dentro da área, nos pés de Sérgio Kun Aguero, que soltou a bomba para ampliar o marcador e marcar seu 16º gol na Premier League.

Daí em diante, o ritmo da partida caiu, com o Manchester City seguro na administração da partida e o Blackburn sem saída para o campo de ataque. Tranquilos, os Citizens ainda encontraram tempo para dilatarem mais o marcador. Aos 34 minutos, David Pizarro lançou Kolarov que, de primeira, cruzou para Edin Dzeko – que acabara de entrar no lugar de Balotelli – escorar firme para o gol e definir o jogo.

Confira os jogos da 26ª rodada do Campeonato Inglês:

Sábado, 25/fev
Chelsea 3×0 Bolton
Newcastle 2×2 Wolverhampton
Queens Park Rangers 0x1 Fulham
West Bromwich 4×0 Sunderland
Wigan 0x0 Aston Villa
Manchester City 3×0 Blackburn

Domingo, 26/fev
Arsenal x Tottenham
Norwich City x Manchester United
Stoke City x Swansea City