Quer eficiência? Chame o Mainz. Nesta sexta-feira, o clube recebeu o Freiburg, pela 28ª rodada da Bundesliga, um confronto direto do meio da tabela. E goleou por 5 a 0. O detalhe é que os gols foram os únicos chutes certos que os donos da casa acertaram em uma partida na qual tiveram apenas 29% de posse de bola.

O Freiburg ficou 71% do tempo com a bola no pé, desferiu 17 finalizações, mas também acertou apenas cinco e não conseguiu superar o goleiro Florian Müller nenhuma vez. E nem dá para dizer que é fruto das características das duas equipes.

O Mainz, de fato, é o quarto time com menos média de posse de bola na Bundesliga, com 45,9%. O problema é que o terceiro é justamente o Freiburg, com 45%. Isso não deve ser à toa porque o Freiburg mostrou nesta sexta-feira que, quando tem a bola no pé, não sabe muito o que fazer.

O número de chutes certos do Mainz ficou levemente acima da sua média – quatro por partida -, mas, em uma noite iluminada, todos acabaram balançando as redes. Destaque para Jean-Philippe Mateta, com três gols. Os outros dois foram de Karim Onisiwo e Jean-Paul Boëtius.

O Mainz pulou para 32 pontos, 12º lugar, um a mais que o Freiburg, logo abaixo na tabela da Bundesliga. Os dois estão em situação segura na tabela. O ocupante da posição que disputará os playoffs do rebaixamento, no momento, é o Stuttgart, com 20 pontos.