Esta época do ano é uma loucura na Inglaterra, com muitos jogos sendo disputados. Neste domingo, um jogo completou a rodada da segunda divisão inglesa, a Championship, e com duas camisas muito pesadas. O líder Leeds, de Marcelo Bielsa, visitou o Aston Villa, no Villa Park, e arrancou uma virada incrível por 3 a 2. Isso depois de ir para o intervalo perdendo por 2 a 0.

LEIA TAMBÉM: Carisma: Atacante anotou golaço no treino e Bielsa atravessou o campo correndo só para abraçá-lo

Tudo começou com o gol de Tammy Abraham, logo a cinco minutos, que abriu o placar depois de receber passe de John McGinn. E a situação piorou ainda mais quando Conor Hourihane, em um chutaço de fora da área, ampliou o placar para o time de Birmingham: 2 a 0. Cenário ruim para o Leeds, que perderia a liderança com a derrota. Foi então, no intervalo, que o técnico Marcelo Bielsa mexeu no time. Na volta do intervalo, tirou Jack Harrison e colocou em campo o garoto Jack Clarke, de apenas 18 anos.

Clarke não só mexeu com o jogo, mas foi o responsável pelo primeiro gol do Leeds na partida aos 11 minutos. Em uma jogada pela esquerda, ele passou pela marcação e, dentro da área, fintou e bateu no canto: 2 a 1. Foi o seu primeiro gol como jogador profissional. Cinco minutos depois, o Leeds já tinha empatado. Cobrança de escanteio de Pablo Hernández e Pontus Jansson subiu nem no meio da área para cabecear e empatar: 2 a 2, aos 16 minutos.

O empate significava um jogo que voltaria a ser completamente aberto. Nem o Aston Villa estava satisfeito, nem o Leeds. Pressão de cá, pressão de lá, e uma correria maluca em campo. E quando parecia que o empate por 2 a 2 permaneceria, o Leeds tirou um gol da cartola. Bom, ajudado também pelo Aston Villa. Especificamente, por Ahmed Mohamady.

Em um contra-ataque rápido do Leeds, a segundos do fim, Ezgjan Alioski fez um lançamento longo da direita para dentro da área. A bola provavelmente passaria sem perigo, porque foi à frente dos jogadores do Leeds. Mohamady consertou: tentou o corte para frente e acabou ajeitando a bola para Kemar Roofe, que chutou cruzado, de primeira, e marcou: 3 a 2.

Marcelo Bielsa, do Leeds (Foto: Nathan Stirk/Getty Images)

O Leeds mantém a liderança e passará o Natal na ponta da tabela, o que é bom sinal – normalmente significa que o time vai subir com uma das vagas diretas, de acordo com o retrospecto dos últimos anos. O Aston Villa perde algumas posições, fica em 11º.

“Foi um jogo bonito. Nós jogamos contra alguns atacantes muito importante e foi muito difícil para nós neutralizá-los, mas no fim, eu acho que nós merecemos vencer. Nossos jogadores ousaram jogar, eles assumiram muitos riscos e acho que eles conseguiram a resposta que eles mereciam”, disse Bielsa em entrevista depois do jogo.

“Eu pensei que poderíamos vencer o jogo depois de 15 minutos, quando eu vi que nós poderíamos controlar seus jogadores ofensivos. Nos primeiros 15 minutos dos dois tempos, foi difícil para nós controlarmos o jogo, mas então nós demos boas soluções para o que aconteceu nas duas áreas e nós fomos bem de uma área a outra”, continuou o treinador do Leeds.

Os dois times voltam a campo no dia 26, o Boxing Day, com o Aston Villa visitante o Swansea, em Gales, enquanto o Leeds recebe o Blackburn.