A Copa do Mundo de 2022 ganhou o seu logo nesta terça-feira. Como tudo relacionado ao evento que será no Catar, a ideia foi apresentá-lo de forma grandiosa. A campanha começou em Doha, às 20h22, uma referência ao ano do Mundial (14h22 no horário de Brasília), com o logo sendo projetado nos grandes prédios e arranha-céus do Catar e em outros 24 países do mundo.

Segundo comunicado do Comitê Supremo para Entrega e Legado (o nome dado ao Comitê Organizador Local da Copa do Catar), “o emblema foi inspirado nos tradicionais xales de lã usados durante os meses de inverno – quando a Copa do Mundo Fifa 2022 ocorrerá – no Catar e em todo o mundo. Como o futebol, a popularidade dos xales é uma força unificadora, tecida no tecido cotidiano da vida das pessoas”.

Vale lembrar que a Copa 2022 será a primeira disputada em um período bastante diferente das demais, no fim do ano. Terá a abertura no dia 21 de novembro e a sua final será 18 de dezembro – sim, às vésperas do Natal, estaremos assistindo à Copa do Mundo. Tudo isso para evitar os meses de junho, julho e agosto, o verão no país, com temperaturas que passam dos 50ºC.

Além de Doha, houve projeções com a revelação do logo também em Nova York, Buenos Aires, São Paulo, Santiago, México, Joanesburgo, Londres, Paris, Berlim, Milão, Madri, Moscou, Mumbai, Seul e várias regiões da Turquia, entre outras cidades. Em São Paulo, a projeção aconteceu na Praça da Sé, centro da capital paulista.

Curiosamente, o dia 3 de setembro é uma data celebrada no Catar como Dia da Independência. Foi nesta data, em 1971, que o Catar se tornou um estado independente, terminando com o domínio britânico.

Segundo o Comitê Supremo do Catar, mais de 75% das preparações no torneio foram completadas, incluindo dois estádios que estão prontos, Khalifa International Stadium e South Stadium, em Al Wakrah. Segundo a organização, outros dois estádios ficaram prontos até o fim de 2019: Al Bait e Al Rayyan.

O logo traz várias explicações, como mostra a imagem divulgada pelo Comitê Supremo, que colocamos abaixo. Os pontos diacríticos, marcas usadas acima e abaixo das letras em árabe; o fluxo do xale, que representa a famosa peça de vestuário usada em todo o mundo e bastante típica da região; um objeto 3D, que permite que o logo possa representar também o planeta e a bola; elementos decorativos, com  padrões florais, como os bordados nos xales do Catar, baseada na arte árabe; uma fonte que lembra a caligrafia árabe, com um espaçamento diferente entre letras; o símbolo de futuro, que também representa um 8, o número de estádios da Copa; uma bola, abaixo dos pontos diacríticos; o logo ainda lembra, em parte, o troféu da Copa do Mundo.

Veja a animação do logo da Copa 2022: