Llorente no bolso: Aduriz não perdoa em triunfo do Athletic

Autor de dois gols neste domingo, centroavante deixou Fernando Llorente no banco de reservas no Athletic Bilbao e faz por merecer confiança de Bielsa

Quando Aritz Aduriz voltou ao Athletic Bilbao, contratado por € 2,5 milhões junto ao Valencia no início da temporada, Marcelo Bielsa não fez questão de esconder que não tinha pedido a contratação de um atacante. Entretanto, o imbróglio com Fernando Llorente deu a brecha e Aduriz vai fazendo a diferença para os bascos. São dez gols em 14 jogos, dois deles neste domingo, na vitória por 2 a 1 sobre o Granada.

O Athletic abriu o marcador no estádio Nuevo Los Cármenes logo aos 13 minutos. Aduriz sofreu pênalti e ele mesmo converteu. Já aos 27, o centroavante insistiu no lance e acertou chute no canto, indefensável para o goleiro Toño. Os anfitriões descontariam apenas na segunda etapa, com Youssef El-Arabi. Aduriz ainda deixou o campo substituído justamente por Llorente, que não teve tempo para deixar o seu.

Os dois tentos deste domingo deixam Aduriz como o primeiro dos “mortais” na artilharia de La Liga, com oito gols – quarto no geral, atrás de Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Radamel Falcao García. Mais do que isso, ajuda o Athletic a respirar, se distanciando da zona de rebaixamento ao alcançar o 14º lugar. O Granada, por sua vez, é o penúltimo.

Espanyol embala para fugir da degola

Quem também começa a ter esperanças após um péssimo início é o Espanyol. Os catalães alcançaram a segunda vitória e o quarto jogo de invencibilidade, ao baterem a Real Sociedad por 1 a 0. Nos minutos finais, Diego Colotto garantiu o triunfo. Apesar do resultado, o time continua na zona da degola, em 18º, duas posições abaixo dos bascos.

Também ameaçado, o Deportivo subiu ao 17º lugar e respira aliviado depois da vitória por 1 a 0 sobre o Mallorca, estacionado na quarta colocação. O gol salvador no Riazor foi anotado aos 30 minutos do primeiro tempo, por Bruno Gama. O português deu um corte desconcertante no marcador antes de chutar cruzado. Já o lanterna Osasuna perdeu em casa para o Valladolid, também pela diferença mínima, gol de Patrick Ebert.

Sétimo colocado, o Sevilla perdeu a chance de galgar algumas posições na tabela ao ficar no 0 a 0 contra o Levante, que sobe para quinto. Os rojiblancos tiveram domínio total no Ramón Sánchez Pizjuán, mas o forte esquema defensivo armado pelos visitantes acabou prevalecendo.

Confira os jogos da décima rodada do Campeonato Espanhol:

Sábado, 03/nov
Málaga 1×2 Rayo Vallecano
Barcelona 3×1 Celta
Real Madrid 4×0 Zaragoza
Valencia 2×0 Atlético de Madrid

Domingo, 04/nov
Real Sociedad 0x1 Espanyol
Deportivo de La Coruña 1×0 Mallorca
Osasuna 0x1 Valladolid
Granada 1×2 Athletic Bilbao
Sevilla 0x0 Levante

Segunda-feira, 05/nov
Getafe x Betis