A Premier League fica em uma pausa no fim de semana para dar lugar à Copa da Inglaterra. São vários jogos do torneio no fim de semana, com aquele tradicional confronto entre times de camisas pesadas com clubes loucos para mostrar sua capacidade de derrubar gigantes (e arrecadar uma boa renda, quando jogam em casa). Um dos jogos reúne um reencontro do Liverpool com um antigo jogador do clube, além de outros jogos entre gigantes e pequenos. Na Itália, confrontos de camisas pesadas e times ofensivos. Confira:

Confira a programação de TV no fim de semana

O brasileiro

Jonathas
Elche x Barcelona
Sábado, 15h00 (Sports+)

O atacante Jonathas é o artilheiro do Elche no Campeonato Espanhol com oito gols marcados. Tá, ele não é o melhor brasileiro na lista de artilheiros, já que Neymar tem 12 – terceiro colocado na lista, que tem Cristiano Ronaldo com 28 e Messi com 19. Mesmo assim, temos que convir que o brasileiro está jogando por um time que briga contra o rebaixamento. Com 17 pontos, o time está em 16º lugar. Na última partida, contra o Levante, Jonathan marcou o gol da vitória por 1 a 0.

O cara

Alexandre Lacazette
Lyon x Metz
Domingo, 11h (ESPN)

Pouca gente poderia imaginar que o Lyon estaria na liderança da Ligue 1 depois de 21 rodadas, mas é o que está acontecendo. Os lioneses estão na ponta com 45 pontos, um a mais que outro time que surpreende, o Olympique de Marseille, e quatro à frente do Paris Saint-Germain, o grande favorito das casas de apostas. Um dos motivos para o sucesso do Lyon é Alexandre Lacazette. O atacante, que veste a camisa 10 do time francês, é o artilheiro do Francês com 20 gols, sete a mais que o segundo colocado, Gignac. Com Lacazette em forma, o Lyon vem de seis vitórias consecutivas na liga e tem tudo para manter a boa fase contra o Metz. Afinal, jogam em casa contra o 17º colocado.

Jackson Martínez
Marítimo x Porto
Domingo, 16h (ESPN Brasil)

Jackson Martínez é o artilheiro do Campeonato Português com sobras. São 14 gols do colombiano do Porto, cinco a mais que o seus dois concorrentes mais próximos, Anderson Talisca, brasileiro do Benfica, e Moussa Maazou, justamente do Marítimo.  O jogo acaba sendo um encontro dos dois, mas jogador da seleção da Colômbia é a grande estrela, especulado para deixar o Porto uma centena de vezes.

O jogão

Fiorentina x Roma
Domingo, 17h45 (Fox Sports)

Uma boa perspectiva de jogo no Italiano. A Roma é segunda colocada na tabela e joga um futebol interessante. Mesmo com o tropeço na rodada passada, é um time que tem conseguido resultados com frequência. Jogar em Florença, porém, não é uma tarefa muito simples. A Fiorentina, sexta colocada com 30 pontos, ainda sonha com as posições mais à frente e precisa de uma vitória. Vale sempre ressaltar Juan Cuadrado, o destaque do time, especulado no Chelsea.

Vale uma zapeada

Nice x Olympique de Marseille
Sexta, 17h30 (ESPN+)

Um dos motivos que o Olympique de Marseille sempre vale uma zapeada é que o time é comandado por Marcelo Bielsa. O técnico argentino tem conseguido fazer o time render muito bem, mesmo com a instabilidade nas últimas rodadas (em cinco jogos, três vitórias e duas derrotas). O Nice é só o 10º colocado na tabela, enquanto o OM é o segundo, um ponto atrás do Lyon. Vale para ver a movimentação do time de Marselha, uma de suas boas qualidades.

Brighton x Arsenal
Domingo, 14h00 (ESPN Brasil)

O Arsenal não tem um elenco tão farto assim, então pode ser interessante ver qual será o time colocado em campo por Arsène Wenger. Pode ser a chance de ver jogadores que ainda não voltaram tão bem depois de lesão, como Theo Walcott, que já foi tão importante para o time.

O clássico

Ajax x Feyenoord
Domingo, 09h25 (ESPN+)

O clássico de maior rivalidade da Holanda será realizado neste domingo, em Amsterdã. O Ajax é o segundo colocado na tabela do Holandês, com 42 pontos – quatro atrás do PSV. O Feyenoord vem em seguida, com 34, oito pontos atrás. É uma diferença monumental a essa altura do campeonato, mas, por ser um clássico, a diferença poderia ser ainda maior que o clássico ainda seria acirrado.

O reencontro

Liverpool x Bolton
Sábado, 15h30 (ESPN)

O atacante Emile Heskey (sim, AQUELE) foi contratado pelo Bolton nesta temporada pelo Bolton. O técnico Neil Lennon, ex-Celtic, apostou nele e em outro veterano, Gudjohnsen, que já tinha passado pelo clube. Heskey defendeu o Liverpool entre 2000 e 2004. O Liverpool vem em ascensão, com Brendan Rodgers melhorando o desempenho do time nas últimas semanas. Por isso, deve ser um encontro no mínimo bem interessante. Ao menos nostálgico.

Fique de olho

Cambridge United x Manchester United
Sexta, 17h55 (ESPN Brasil)

A Copa da Inglaterra sempre tem confrontos interessantes, que podem render boas histórias. O Cambridge United é da Ligue Two, a quarta divisão do futebol inglês. É um time que está no meio da tabela, 12º lugar, então não é nem uma das forças da divisão. Mas copa é copa e em um jogo só, nunca se sabe. Vale mesmo para poder ver mais uma vez Van Gaal armando o Manchester United. Será que o técnico ouvirá novamente cantos de “4-4-2” da torcida?

Lazio x Milan
Sábado, 17h45 (Fox Sports)

O confronto de dois times que poderiam estar melhores. A Lazio faz uma boa temporada, mas caiu para o quinto lugar depois de perder do Napoli na rodada passada. O Milan, por sua vez, perdeu para a Atalanta na rodada passada e ocupa só o oitavo lugar. Apesar disso, é um jogo de duas camisas fortes e dois times que precisam muito da vitória. Como o jogo é no Olimpico, a Lazio é ligeiramente favorita.

Chelsea x Bradford City
Sábado, 13h00

Um jogo que certamente José Mourinho rodará o elenco, depois de um jogo pesado com o Liverpool no meio da semana – e próximo de outro, na próxima semana, a partida de volta em Anfield Road. O Bradford é o sexto colocado da League One, a terceirona inglesa. Deve ter oportunidade para jogadores com menos minutos em campo, o que é sempre interessante.

Manchester City x Middlesbrough
Sábado, 13h00

Outro time que deve rodar o elenco é o Manchester City. O problema é que as opções no ataque não são muitas, mas deve ser uma boa forma do técnico poder jogar com alguns jogadores que não estejam ganhando chances nos jogos da Premier League.

St. Etienne x Paris Saint-Germain
Domingo, 18h00 (ESPN Brasil)

O Paris Saint-Germain entrará em campo sabendo o que os seus dois principais concorrentes fizeram, Lyon e Olympique de Marseille. Entrará em campo pressionado não só por isso, mas também porque o futebol do time tem ficado muito abaixo do que se espera de um time tão estelar. Nos últimos cinco jogos, duas vitórias, um empate e duas derrotas. O time de Ibrahimovic, Lucas, Cavani, Thiago Silva e David Luiz precisa de uma reação em campo. Mais do que vencer – o que precisa fazer nesta partida, mesmo com toda a tradição do St. Etienne do outro lado -, o time precisa jogar bem.

Passe longe

Cagliari x Sassuolo
Sábado, 15h00 (Fox Sports)

Um grande jogo do Campeonato Italiano – só que não. O Cagliari é o 18º colocado com 16 pontos em 19 jogos e só ganhou um dos últimos cinco jogos. O Sassuolo é o 11º com 25 pontos nos mesmos 19 jogos e conta com o talento de Zaza e Sansone, em menor grau, para tentar ficar ao menos por ali, no meio da tabela. Não é dos jogos mais empolgantes para se ver.