A temporada atrasada pela pandemia mudou a programação dos principais prêmios individuais entregues na Inglaterra. Assim, a PFA (a associação de jogadores profissionais) anunciou apenas nesta sexta-feira os candidatos aos troféus de melhores da Premier League 2019/20. A votação reúne as opiniões dos próprios jogadores e costuma causar discussão, porque acontece ainda com o campeonato em andamento. Desta vez, será possível esperar uma escolha mais justa, com toda a competição sob perspectiva. O anúncio dos vencedores acontecerá na próxima terça-feira.

Naturalmente, Liverpool e Manchester City dominam a lista de indicados ao prêmio de melhor da Premier League. Jordan Henderson é o nome mais forte entre os campeões, com a companhia de Trent Alexander-Arnold, Virgil van Dijk e Sadio Mané. O principal concorrente (e talvez até mesmo candidato) é Kevin de Bruyne. O belga representa os Citizens ao lado de Raheem Sterling entre os seis finalistas.

Alexander-Arnold ainda pode vencer o prêmio de melhor jovem da Premier League. Apenas jogadores que iniciaram a temporada passada com 21 anos puderam concorrer. Também aparecem na lista final Marcus Rashford e Marcus Greenwood, do Manchester United; Tammy Abraham e Mason Mount, do Chelsea; e Bukayo Saka, do Arsenal.

A Premier League costuma ter diferentes premiações entregues aos seus melhores jogadores. Embora a PFA ofereça a condecoração mais tradicional, ela não é oficial. A própria Premier League elegeu Kevin de Bruyne como seu craque de 2019/20. Jürgen Klopp foi apontado o melhor técnico e Trent Alexander-Arnold ganhou como melhor jovem. Há ainda a votação da FWA, a associação de cronistas esportivos, que preferiu nomear Jordan Henderson como craque da temporada. Por fim, a própria PFA realiza uma votação entre torcedores, que em 2019/20 acabou arrebatada por Sadio Mané.

As concorrentes às premiações femininas também se tornaram conhecidas. O troféu de melhor jogadora é disputado por Beth England (Chelsea), Sophie Ingle (Chelsea), Kim Little (Arsenal), Vivianne Miedema (Arsenal), Guro Reiten (Chelsea) e Ji So-yun (Chelsea). Já entre as melhores jovens estão Erin Cuthbert (Chelsea), Lauren Hemp (Manchester City), Lauren James (Manchester United), Chloe Kelly (Manchester City), Ellie Roebuck (Manchester City) e Georgia Stanway (Manchester City).