A Fifa divulgou nesta quinta-feira a lista com os candidatos a melhor técnico do ano. A lista de 12 nomes inclui o técnico da seleção brasileira, Tite, que em um ano de trabalho, transformou o Brasil de um arremedo de time a primeiro classificado à Copa 2018. O brasileiro, porém, não está entre os favoritos. Entre os indicados estão o técnico do Real Madrid, Zinedine Zidane, campeão da Champions League e do Campeonato Espanhol, além de Leonardo Jardim, semifinalista da Champions, foi campeão francês.

LEIA TAMBÉM: A partir deste ano, a Fifa também oferecerá um prêmio ao melhor goleiro do mundo

A lista traz ainda outros técnicos com títulos. Massimiliano Allegri, da Juventus, conquistou o título italiano e foi finalista da Champions League; Antonio Conte, do Chelsea, foi campeão inglês; Joachim Löw, da seleção da Alemanha, foi campeão da Copa das Confederações com o time reserva; Mauricio Pochettino, do Tottenham, levou o time ao vice-campeonato da Premier League.

Há também alguns nomes que parece que estão na lista só por serem badalados. Luis Enrique, que comandou o Barcelona, ganhou a Copa do Rei, é verdade, mas a temporada foi decepcionante; Pep Guardiola teve a sua primeira temporada no Manchester City sem nenhum título e sem sequer disputar o primeiro lugar da Premier League. José Mourinho conquistou a Copa da Liga e a Liga Europa, mas ficou em sexto na Premier League. Carlo Ancelotti, do Bayern de Munique, foi campeão alemão, mas também deu a sensação de ficar abaixo do esperado. Diego Simeone teve uma temporada sem títulos no Atlético de Madrid, embora chegando à semifinal da Champions.

Vale lembrar que o prêmio The Best, da Fifa, passa este ano, 2017, a analisar a temporada, de agosto a junho e será entregue em outubro. A votação estará aberta até o dia 7 de setembro e envolve capitães das seleções, técnicos das seleções, pessoas da imprensa selecionadas e torcedores, pelo site da Fifa. A entrega do prêmio será no dia 23 de outubro.

* Massimiliano Allegri (ITA – Juventus)
* Carlo Ancelotti (ITA – Bayern Munique)
* Antonio Conte (ITA – Chelsea)
* Luis Enrique (ESP – Barcelona)
* Pep Guardiola (ESP – Manchester City)
* Leonardo Jardim (POR – Monaco)
* Joachim Low (ALE – seleção da Alemanha)
* Jose Mourinho (POR – Manchester United)
* Mauricio Pochettino (ARG – Tottenham)
* Diego Simeone (ARG – Atlético Madrid)
* Tite (BRA – Seleção do Brasil)
* Zinedine Zidane (FRA – Real Madrid).

A Fifa também divulgou a lista de candidatos e candidatas a técnico do ano de times femininos. A lista:

* Olivier Echouafni (FRA – Seleção da França)
* Emma Hayes (ING – Chelsea)
* Ralf Kellermann (ALE – Wolfsburg)
* Xavi Llorens (ESP – Barcelona)
* Nils Nielsen (DIN – Seleção da Dinamarca)
* Florence Omagbemi (NIG – Seleção da Nigéria)
* Gerard Precheur (FRA – Lyon)
* Dominik Thalhammer (AUT- Seleção da Áustria)
* Sarina Wiegman (HOL – Seleção da Holanda)
* Hwang Yong-Bong (PRK – Seleção principal e sub-20 da Coreia do Norte)

Quais são os seus votos?