O Manchester City assegurou o título inglês de maneira bem sem graça, com a vitória do West Bromwich sobre o Manchester United em pleno Old Trafford. O título era bola cantada e o ex-jogador e comentarista Gary Lineker fez muitos elogios ao técnico do City, Pep Guardiola, não só por vencer, mas por ganhar com um estilo de futebol que é, por vezes, agradável de se assistir. Lineker é comentarista da BBC, onde comanda o Math Of The Day, um programa pós-rodada, e da BT Sport , onde comenta jogos da Champions League.

LEIA TAMBÉM: Dez cascatas sobre o Campeonato Brasileiro (rodada 1/38)

Jogador da seleção inglesa, Lineker é um dos comentaristas de futebol de mais prestígio no futebol inglês atualmente. E os elogios dele ao jogo de Guardiola passam pelo estilo e o modo agradável, que anima as pessoas a assistir. “Eu acho que a temporada do Manchester City foi fenomenal, em diversas formas. Não apenas por eles terem ganhado a liga, mas pelo futebol que eles jogam, que foi agradável muitas vezes. Tão fluído, ofensivo, aventuroso, com muitos bons jogadores”, afirmou Lineker à BBC.

“É muito cedo para avaliar a magnitude desse time do Manchester City. Sim, ganharam a liga e de um modo que talvez não tenhamos visto antes, mas foi apenas um. Sim, eles ganharam antes, mas falamos do primeiro título de Guardiola aqui. E provavelmente eles irão ganhar a Champions League em algum ponto”, avaliou o comentarista.

“A coisa mais seriamente interessante é como Guardiola melhora tantos jogadores. Não apenas jogadores que são realmente jovens, mas jogadores como Kyle Walker, Fernandinho, mesmo De Bruyne. É por isso que o nível de treinador dele está acima de todos os outros nesta temporada. O quanto ele melhorou tantos jogadores”, continuou.

“Muitas pessoas disseram que ele não poderia jogar com o seu estilo na Premier League, o que não tem sentido. Ele se manteve firme nos seus princípios e, com o seu estilo de futebol, ele provou que pode não só ganhar, mas ser bonito de assistir muitas vezes”, afirmou o atacante da Inglaterra nas Copas de 1986 e 1990.

“Eu acho que inquestionavelmente Guardiola irá influenciar o estilo de futebol neste país”, afirmou Lineker. “Não apenas é agradável aos olhos, mas está trazendo sucesso. Nós todos sabemos que o sucesso é copiado e imitado por outros times, outros técnicos e por crianças jogando o esporte”, disse ainda o ex-jogador. “Eu acho que o legado de Guardiola ficará não apenas para o Manchester City, por trazer sucesso ao clube, mas para o futebol inglês”.

O Manchester City assegurou o título com cinco rodadas de antecedência, algo que nunca tinha acontecido na chamada era Premier League, desde 1992. No fim de semana, o Manchester City jogará em casa contra o Swansea, no domingo, onde poderá comemorar o título com a sua torcida.