Ligue 1 confirma PSG campeão, Toulouse rebaixado, e Marseille e Rennes na Champions League

Após reunião de seu conselho administrativo nesta quinta-feira (30), a Liga de Futebol Profissional (LFP), responsável pela organização da Ligue 1 e da Ligue 2, anunciou ter chegado a uma decisão sobre a classificação do campeonato. O PSG é o campeão da temporada 2019/20 do Campeonato Francês, Olympique de Marseille e Rennes o acompanham à Champions League, e haverão apenas dois rebaixados e dois promovidos para a campanha seguinte.

[foo_related_posts]

O critério decidido pela LFP foi de que a classificação seria definida pela proporção de pontos conquistados por jogos disputados. A Ligue 1 havia realizado 28 rodadas, com alguns jogos atrasados. Com esta decisão, assim se encerra a temporada 2019/20:

  • O PSG é o campeão da Ligue 1.
  • Olympique de Marseille, segundo colocado, vai à fase de grupos da próxima Champions League.
  • O Rennes, terceiro colocado, disputará os playoffs da Champions League.
  • O Lille, quarto colocado, vai direto para a fase de grupos da Liga Europa.
  • Amiens e Toulouse estão rebaixados para a Ligue 2.
  • Lorient é o campeão da Ligue 2 e está promovido, ao lado do Lens.

Por ora, o quinto e o sexto colocados da Ligue 1, Nice e Reims, se classificam para a Liga Europa. No entanto, se as finais da Copa da França e da Copa da Liga Francesa puderem ser realizadas, uma esperança mantida pelos dirigentes, os campeões desses torneios vão à competição europeia.

Classificação final da Ligue 1 por média de pontos por jogo (Reprodução/Actu Foot)

A final da Copa da França, valendo a segunda vaga na Europa League, seria disputada entre PSG e Saint-Étienne, enquanto a decisão da Copa da Liga, valendo a terceira vaga na competição europeia, seria entre os parisienses e o Lyon. Caso as finais aconteçam e o PSG vença as duas, Nice e Reims se classificam à Liga Europa.

Assim explicou o diretor-executivo da LFP, Didier Quillot, nesta quinta-feira: “Se o governo nos permitir voltar a jogar, de portões fechados a partir do mês de agosto, pensaremos na possibilidade de jogar as finais da Copa da França e da Copa da Liga no começo de agosto. Precisaremos da aprovação da Uefa”.

Nathalie Boy de la Tour, depois da confirmação do encerramento dos campeonatos e da classificação final, falou ainda que haverá uma assembleia geral em 20 de maio e que os times promovidos e os rebaixados seriam debatidos nesta ocasião, deixando ambígua a situação das equipes envolvidas. Quillot, por sua vez, afirmou: “Talvez haverá recursos, mas nossas decisões são sólidas”.

Independentemente de como essas últimas declarações deixaram as coisas abertas à interpretação, o segundo colocado da segundona, Lens, comemorou o tão esperado acesso em sua conta oficial no Twitter, depois de cinco anos do rebaixamento à Ligue 2.