Vender os direitos do nome de competições é algo bastante comum e a Ligue 1 já faz isso há algum tempo. Para a próxima temporada, a liga resolveu fazer uma mudança visual e incorporar o patrocinador. Sai a Conforama, entra a Uber Eats como patrocinador principal da competição. Além do logo, toda a identidade visual foi renovada, com coberturas de TV e também os números nas camisas – na Ligue 1, como em La Liga e Premier League, o design dos números é padronizado. O design dos números, porém, ainda não foi apresentado.

No vídeo com a apresentação do novo logo, muito bem feito, a Ligue 1 se apresenta como “a liga dos talentos”. O Campeonato Francês é usualmente um celeiro de jogadores que por vezes são recrutados por ligas mais ricas, como a inglesa e a espanhola, por exemplo, e por isso a liga valoriza seus jogadores.

Além disso, valoriza também as rivalidades, mostrando os times rivais que estão na primeira divisão. Isso além de mostrar quais os times com mais títulos, com destaque para o Saint-Étienne, que tem 10 títulos e pode ser alcançado nesta temporada pelo PSG, favorito, mas eventualmente também pelo Olympique de Marseille, que também tem nove títulos.

O novo logo apresentado traz o hexagonal, que é o símbolo do troféu, feito em duas partes em diagonais. A Ligue 1 usará o conceito de dualidade em toda a sua identidade visual. O hexagonal também é representado na cor “lima”, que é característica da Ligue 1.

“Estamos muito satisfeitos em apresentar as novas identidades visuais para nossos dois campeonatos profissionais hoje. É um primeiro passo importante que marca o lançamento da temporada 2020/2021 e a chegada de grandes marcas mundiais como parceiras principais da Ligue 1 e Ligue 2. Com Uber Eats e BKT, o futebol profissional francês continuará seu desenvolvimento na França, assim como internacionalmente. Que venha a nova temporada”.

“O futebol é um esporte que une todas as gerações e é um importante centro de interesse para muitos franceses e usuários do aplicativo Uber Eats. Estamos, portanto, muito felizes em nos tornar oficialmente o novo title sponsor da Ligue 1 e em escrever este novo capítulo no futebol francês. Estamos ansiosos para celebrar o amor dos fãs de futebol da Ligue 1, acompanhando-os todos os fins de semana para proporcionar a melhor experiência possível. Agradecemos calorosamente à Ligue de Football Professionnel por nos escolher para contribuir com o desenvolvimento do Campeonato Francês e dos clubes profissionais franceses”, afirmou Bastien Pahus, General Manager do Uber Eats na França.

O Campeonato Francês foi encerrado antecipadamente, apesar dos protestos de clubes como o Lyon. Neste texto da coluna Tout Le Foot, explicamos o que levou à decisão de encerrar a Ligue 1. Ainda não há um calendário para os jogos da nova temporada da Ligue 1, mas deve começar em setembro, que será um marco para a nova temporada europeia de 2020/21.