O Chelsea chegou a abrir uma boa vantagem na quarta posição da Premier League, mas, com quatro derrotas nas últimas cinco rodadas, seria ultrapassado pelo Tottenham caso perdesse o dérbi de Londres na casa do adversário. No entanto, com uma atuação de gala de Willian, o time de Frank Lampard reagiu na hora certa e venceu por 2 a 0, gols do atacante brasileiro.

Logo aos 12 minutos, Willian cobrou um escanteio curto, recebeu de volta e invadiu a área a partir da ponta esquerda. Abriu para a perna direita e acertou um lindo chute no canto de Gazzaniga. O Tottenham respondeu com Harry Kane, que pegou de primeira na marca do pênalti e mandou para fora.

A um minuto do fim do primeiro tempo, Willian lançou Marcos Alonso, com um belo passe por elevação. Gazzaniga saiu todo atrapalhado do gol e atropelou o lateral do Chelsea. Pênalti, que o brasileiro converteu com firmeza para deixar José Mourinho com muita coisa para pensar durante o intervalo.

Mas as chances de recuperação do Tottenham desapareceram por volta dos 15 minutos da etapa final. Rüdiger e Son dividiram uma bola, pela lateral esquerda. O sul-coreano ficou no chão e esticou as pernas em direção ao zagueiro do Chelsea, que desabou com as mãos na barriga. O árbitro considerou o movimento de chute de Son como uma agressão e o expulsou.

Depois disso, o jogo efetivamente acabou. O Chelsea teve uma série de chances de ampliar a sua vantagem, uma particularmente boa com Kanté, que preferiu driblar a chegar na área chutando, e o Tottenham mal esboçou uma pressão.

A nota negativa da partida foi mais um caso de racismo. Rüdiger denunciou ofensas racistas da torcida e chegou a haver três anúncios por meio dos alto-falantes do estádio, sem que a partida fosse paralisada. De acordo com o protocolo anti-racismo de três passos da Uefa, o jogo poderia até mesmo ter sido suspenso.

O Chelsea respira um pouco mais aliviado com a vitória, abrindo quatro pontos para o quinto colocado Sheffield United. O Tottenham perdeu a chance de entrar na zona de classificação à próxima Champions League e está em sétimo, agora a seis pontos de distância.

.

.

Classificações Sofascore Resultados

.