O Libertad foi ao México e conseguiu um ótimo resultado contra o Cruz Azul ao empatar por 1 a 1 no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. O resultado dá a chance do time paraguaio avançar com uma vitória por qualquer placar. Os mexicanos precisarão vencer ou empatar por dois ou mais gols.

Jogando no estádio Azul, os cementeros entraram em campo com a Libertadores como prioridade. Nem sempre é o que acontece com os mexicanos, que disputam o campeonato local e tem como objetivo, além do título nacional, chegar à Liga dos Campeões da Concacaf. Só que o Cruz Azul foi eliminado na primeira fase do Clausura, ficando fora dos playoffs. O que resta ao time até o fim do semestre é a Libertadores.

Aos 26 minutos, Edixon Perea cruzou da esquerda, o brasileiro Maranhão desviou de cabeça e Javier Orozco aproveitou para tocar para as redes. O time era melhor e, pouco depois, quase ampliou o placar para 2 a 0 com Giménez.

Melhor no segundo tempo, o Libertad batalhou pelo gol de empate. E ele veio, aos 25 minutos, quando Carlos Bonet cruzou da direita e o atacante Pablo Velázquez subiu de cabeça para tocar para as redes. Por pouco, o time paraguaio não saiu com uma vitória do México. O time chegou a marcar o gol da virada, mas o auxiliar marcou impedimento.

O próximo confronto entre os dois times será no dia 8 de maio, no Paraguai.