O Libertad se garantiu na fase de grupos da Libertadores. O clube paraguaio tinha perdido o primeiro jogo por 1 a 0 para o El Nacional, do Equador, mas goleou em casa por 4 a 1 nesta terça-feira à noite e entra no Grupo 5, o mesmo do Vasco.

Com uma vitória magra no jogo de ida, o El Nacional viu sua vantagem desmoronar logo no primeiro minuto. Pablo Velázquez abriu 1 a 0 para os paraguaios e já igualou o confronto no placar agregado.

Só que Paúl Minda empatou o jogo aos 12 minutos. Com isso, o Libertad precisaria fazer dois gols de diferença, já que o 2 a 1 seria favorável aos equatorianos pelo gol fora de casa. José Ariel Núñez fez 2 a 1 para o Libertad aos 29 minutos e, antes do intervalo, o time conseguiu o placar que precisava: Rodolfo Gamarra marcou 3 a 1 aos 34 minutos.

No segundo tempo, o time conseguiu manter a vantage e, já nos acréscimos, Luciano Civelli marcou o gol que transformou a vitória em goleada. Libertad classificado para entrar no Grupo 5 da Libertadores, junto com Nacional, do Uruguai, Alianza Lima, do Peru, e Vasco, campeão da Copa do Brasil.

A estreia do Libertad na fase de grupos será no dia 9 de fevereiro, contra o Alianza Lima, jogando no seu estádio. O time jogará contra o Vasco nos dias 14 de março, no Paraguai, e no dia 21 do mesmo mês, em São Januário.

Arsenal empata e vai para o grupo do Fluminense

Depois de vencer o Sport Huancayo por 3 a 0 na Argentina, o Arsenal foi ao Peru precisando apenas não perder por mais de dois gols de diferença. Foi o que o time fez. Empatou por 1 a 1 no estádio Huancayo e se garantiu como o quarto integrante do Grupo 4 – que já tem Boca Juniors, Zamora-VEN e Fluminense.

A 3.200 metros de altitude, os argentinos entraram em campo tendo que enfrentar um time determinado, mas sem muitos recursos técnicos. Aos 44 minutos do primeiro tempo, o veterrano Sergio “Checho” Ibarra marcou 1 a 0. Só que foi insuficiente. E mais: aos 40 minutos da etapa final, Luciano Leguizamón marcou e igualou o placar: 1 a 1.

Com isso, o time está classificado e começa a disputa da fase de grupos da Libertadores no dia 7 de fevereiro, contra o Fluminense, no Rio de Janeiro.