Leste Europeu

[Vídeo] Como era o clima de Estrela Vermelha x Partizan nos anos 60, 70, 80 e 90

Estrela Vermelha e Partizan Belgrado disputaram neste sábado o 239º clássico de sua história. Os gigantes da Sérvia sustentam uma das rivalidades mais acirradas do mundo, em contexto que vai além do futebol, envolvendo a própria história de formação da Iugoslávia e o seu posterior desmembramento. Além disso, costumam disputar cabeça a cabeça os títulos nacionais. Neste ano, porém, a supremacia dos alvirrubros tem sido assustadora: o Estrela Vermelha lidera com 25 pontos de vantagem, enquanto o Partizan é apenas o quinto. Caberá aos alvinegros, dentro de sua casa, tentar interromper a sequência invicta dos adversários – com 19 vitórias e dois empates em 21 rodadas.

VEJA TAMBÉM: Estrela Vermelha, a última glória de um país esfacelado

Falar do Dérbi Eterno, no entanto, é também resgatar suas histórias. E, fuçando na internet, encontrei um canal no Youtube com vídeos de vários clássicos antigos disponíveis. Separei quatro em especial: o jogo de 1965, que marcava o reencontro do ídolo Velibor Vasovic, futuro cérebro do Ajax, como o Estrela Vermelha; o confronto de 1976, que colocou mais de 100 mil torcedores no Marakana, ainda hoje o recorde de público do dérbi; o duelo de 1987, época áurea do Estrela Vermelha, quando o maestro Stojkovic anotou um golaço olímpico; e um encontro em 1994, que contou com gol decisivo de Petkovic. Aproveite:

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo