Champions LeagueLeste Europeu

[RETROSPECTIVA] Tema da semana: Os esquadrões da Cortina de Ferro

Primeiro clube do Leste Europeu a vencer a Copa dos Campeões, o Steaua tinha um timaço, mas também se aproveitou da coerção do regime comunista da Romênia

O futebol do bloco comunista europeu exerceu, por décadas, um fascínio no Ocidente. Havia craques, havia equipes competitivas, e havia a sensação de que eles sabiam alguma coisa que oresto do mundo não sabia. Métodos científicos de descobrimento, formação e treinamento de atletas, sistema de organização que permitia que os jogadores se juntassem em clubes artificiais mantidos pelo governo. Era tudo estranho, e conhecia-se pouco naquela época em que a informação não corria com tanta liberdade quanto hoje.

Veja tudo aqui.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo