Muitas surpresas marcaram as partidas de ida da segunda fase da Copa Intertoto. E a maior parte delas veio do Leste Europeu. Os destaques foram Neftchi e Besa, equipes de Albânia e Azerbaijão, que complicaram a situação de adversários mais tradicionais. Além disso, o Saturn, da Rússia, fez a única goleada – e de 7 a 0 – do fim-de-semana.

No sábado, a rodada foi marcada pelos 7 a 0 do Saturn sobre o Etzella Ettlelbrück, de Luxemburgo. Além disso, os azerbaijanos do Besa perderam por apenas 2 a 1 para o Grasshoppers em Zurique e o Neftchi, da Albânia, arrancou um empate fora de casa por 1 a 1 do Germinal Beerschot, da Bélgica.

Outras equipes do Leste Europeu também se deram bem. O OFK Belgrad, da Sérvia, fez 1 a 0 no Panionios (Grécia) e o Riga, da Letônia, bateu os irlandeses do Bohemians por 1 a 0.

Houve ainda três partidas entre equipes da metade oriental do continente. O Budapest Honvéd, da Hungria, fez 3 a 1 no Teplice, da República Tcheca, o Tiraspol (Moldova) empatou por 0 a 0 com o Tavrya Symferopol (Ucrânia), o Chernomorets (Bulgária) ficou no 1 a 1 com o Nova Gorica (Eslovênia).

A rodada do fim-de-semana também teve a participação de equipes de alguma tradição. O Sturm Graz fez 2 a 0 no Shakhtyor Soligorsk, de Belarus. O Hibernian, da Escócia, caiu em casa (0 a 2) para o Elfsborg, da Suécia.

Os jogos de volta da segunda fase da Copa Intertoto estão marcados para 12 e 13 de julho.

Veja os resultados das partidas de ida da segunda fase da Copa Intertoto:

Sábado, 5/julho
Saturn (RUS) 7×0 Etzella Ettelbrück (LUX)
Grasshoppers (SUI) 2×1 Besa (AZE)
Grbalj Raanovici (MTN) 2×2 Sivasspor (TUR)
Sturm Graz (AUT) 2×0 Shakhtyor Soligorsk (BLR)
Teplice (TCH) 1×3 Budapest Honvéd (HUN)
Chernomorets (BUL) 1×1 Nova Gorica (ESL)
Tiraspol (MOL) 0x0 Tavriya Symferopol (UCR)
Germinal Beerschot (BEL) 1×1 Neftchi (ALB)

Domingo, 6/julho
Ekranas (LIT) 1×3 Rosenborg (NOR)
Hibernian (ESC) 0x2 Elfsborg (SUE)
OFK Belgrad (SER) 1×0 Panionios (GRE)
Riga (LET) 1×0 Bohemians (IRL)
Turku (FIN) 1×2 OB (DIN)
Renova (MAC) 1×2 Bnei Sachnin (ISR)