Durante a vitória por 1 a 0 sobre o Everton, pela Copa da Inglaterra, no domingo (5), apenas três jogadores do Liverpool no jogo tinham mais de 25 anos: Adam Lallana (31), Adrián (33) e James Milner (34). E, apesar da idade avançada especialmente destes dois últimos, a média de idade dos Reds no jogo, incluindo os substitutos, foi de apenas 24 anos, arredondando pra cima. Uma situação tão incomum que Lallana brincou que se sentiu como se fosse uma babá em campo.

“Eu era um dos mais velhos, mas um dos mais em forma. (…) Foi quase como se eu estivesse de babá em alguns momentos, com os jovens lá no campo”, brincou Lallana.

O meia afirmou que, apesar da idade de seus colegas em campo, o triunfo nunca esteve em dúvida para os Reds. Klopp teria dito a seus comandados que, com aquele time em campo, o Liverpool teria mais chances de vencer o duelo – provavelmente pelo cansaço acumulado da equipe titular.

“Viemos para este jogo com a expectativa da vitória. Não me importo nem um pouco com a média de idade do time ou com quantos jovens estavam lá, nós esperávamos vencer. Sabemos como a garotada é boa. Eles treinam conosco direto. Trata-se de viver e respirar essa mentalidade e essa abordagem vencedora que temos no momento, então não é surpresa que tenhamos saído com a vitória.”

Neco Williams, Yasser Larouci, Curtis Jones e Harvey Elliott, que jogaram a maior parte do jogo, têm todos 19 anos ou menos, com Nathaniel Phillips (22) e Pedro Chirivella (22) completando a relação de nomes não tão usuais no time de Klopp. Joe Gomez, titular na ausência de Matip por lesão, também tem 22, mas é frequente na equipe. Elliott foi o mais jovem em campo, com apenas 16 anos.

“O técnico escolheu o time que ele disse que achava que era o mais provável a vencer, e foi o que aconteceu. Agora estamos ansiosos pelo sorteio e por quem pegamos na sequência”, projetou Lallana, que expressou ainda o desejo dos Reds de vencer a Copa da Inglaterra e por fim a mais um jejum, que data desde 2006.

O triunfo sobre os Toffees, por outro lado, ajudou a manter duas boas marcas: são mais de 20 anos sem derrotas no dérbi local jogando em Anfield, desde 1999 – e desde outubro de 2010 incluindo partidas no Goodison Park. Individualmente falando, Curtis Jones, aos 18 anos e 340 dias, se tornou ainda o mais jovem a marcar um gol no clássico desde Robbie Fowler em março de 1994 (18 anos e 338 dias).