Aposentado já há três anos, Phillip Lahm, um dos expoentes da geração do Bayern de Munique e da seleção alemã que conquistou a Champions League de 2013 e a Copa do Mundo de 2014, enxerga no triunfo dos bávaros na última Champions League o estabelecimento de uma nova hierarquia de estilos no futebol mundial. Sai de vez o Tiki-Taka, entra o futebol dinâmico e físico.

Em entrevista ao jornal alemão Bild, Lahm afirmou que, com o título conquistado no domingo (23), o Bayern implementou uma mudança no mais alto nível do futebol – e o fez “conseguindo se manter fiel a seus valores”.

“A final mostrou que uma nova filosofia se estabeleceu no topo do futebol europeu. O estilo está, claramente, se distanciando do jogo composto, que o Pep Guardiola jogou quase à perfeição”, analisou o ex-jogador, referindo-se ao futebol mais cadenciado, paciente, de troca de passes, potencializado pela passagem do técnico catalão sob o comando do Barça, entre 2008 e 2012, e que condicionou diversas equipes em todo o mundo desde então.

Nos últimos anos, no entanto, como resposta a esse próprio estilo, um novo foi nascendo: de mais velocidade, definição rápida e potência. Nas palavras de Lahm, três times atuais personificam melhor esta novidade.

“A tendência agora está se afastando do ‘Tiki-Taka’. Agora, um futebol de paixão, entusiasmo e forte fisicamente é o que domina, como exemplificado por Liverpool, Paris Saint-Germain e Bayern.”

Lahm considera a identificação de um clube com o seu próprio país parte fundamental deste processo de se estabelecer novos paradigmas: “Todos os grandes times que iniciaram uma nova era nas últimas décadas, seja o Barcelona, o Real Madrid ou o Manchester United, foram moldados pelo alto nível de identificação e pelo caráter de seus próprios jogadores nacionais. Este é o caso novamente com a geração de 2020 no Bayern”.

A bem da verdade, é mais comum atribuir a mudança de que fala Lahm ao Liverpool de Jürgen Klopp, embora exista um ponto a se sustentar de que a conquista dos bávaros, ainda que com sua própria interpretação de velocidade e potência física, ajude a reforçar este novo momento.