Na abertura da 16ª rodada do campeonato espanhol, o La Coruña fez bonito ao ganhar fora de casa do Celta por 3 a 0, neste sábado. O Athletic Bilbao dá sinais de recuperação no torneio. A equipe basca ajudou a afundar ainda mais o Betis na lanterna, em confronto de dois times ameaçados pelo rebaixamento.

O La Coruña precisou apenas do primeiro tempo para construir sua vitória. A equipe abriu o placar aos 27. Pinto fez falta sobre Munitis e, de quebra, recebeu o cartão vermelho. Tristán converteu a cobrança. Com um a menos, o Celta não conseguiu segurar o maior volume de jogo dos visitantes.

Em grande jogada individual, Valerón fez o segundo aos 42, com um chute rasteiro. Nem houve tempo para comemorar. Após uma cobrança de falta, aos 47, Capdevilla acertou um forte chute de esquerda.

O La Coruña desperdiçou a chance de fazer mais um na segunda etapa. Munitis sofreu nova falta na área, desta vez cometida por Lequi. Tristán mandou a bola para fora. Mesmo assim, a vitória já estava assegurada. O La Coruña foi a 29 pontos e assumiu, de forma provisória, a terceira posição. O Celta é o sétimo, com 26.

Em San Mamés, o Athletic saiu na frente aos 22 minutos. Yeste levantou na área e Urzaiz cabeceou firme para as redes. Um minuto depois, os visitantes diminuíram, mas o gol de Edu foi anulado. O clube basco ampliou aos 29, em belo chute de fora da área de Dañobeitia. O Betis não encontrou forças para reagir na segunda etapa. A equipe de Bilbao por enquanto saiu da zona de rebaixamento, com 15 pontos, em 14º lugar. O Betis segue com 12, em último.

Ainda neste sábado, jogarão Cádiz e Barcelona. Ronaldinho, sem conseguir se recuperar de uma gripe, está fora do duelo.