A seleção de Kosovo segue cumprindo uma campanha histórica nas Eliminatórias da Euro 2020. Ainda no páreo do Grupo A, a equipe conquistou mais uma vitória emblemática nesta segunda-feira. Sob uma atmosfera contagiante em Pristina, os kosovares derrotaram Montenegro por 2 a 0 e se aproximaram da República Tcheca na briga pela segunda colocação da chave. De candidato a saco de pancadas, o time demonstra um nível competitivo considerável e não será surpresa se pintar na Eurocopa – mesmo que por outros caminhos.

Reconhecido por Montenegro como nação independente ainda em 2008, Kosovo possui boas relações com os vizinhos. Ainda assim, a primeira partida nas Eliminatórias da Euro contou com seus entraves. Técnico dos montenegrinos, o sérvio Ljubisa Tumbakovic se recusou a enfrentar os kosovares e terminou demitido. O mesmo fizeram dois jogadores de origem sérvia da seleção. Na ocasião, o duelo foi realizado sob portões fechados, em punição a ofensas racistas dos montenegrinos. Já nesta segunda, prevaleceu um clima tranquilo em Pristina, apesar das manifestações patrióticas dos torcedores nas arquibancadas.

Kosovo precisou de pouco tempo para construir sua vitória. O primeiro gol saiu aos dez minutos, em cabeçada de Amir Rrahmani, enquanto os torcedores iluminavam as tribunas com seus celulares. Já aos 34, Vedat Muriqi definiu o triunfo em contragolpe. Dominantes ao longo da noite, os kosovares mantiveram a diferença no placar e, após o apito final, se deram ao luxo da dar uma volta olímpica para festejar com sua torcida. Nas ruas de Pristina, aconteceu até carreata para celebrar o resultado.

Kosovo ocupa a terceira colocação do Grupo A. Soma 11 pontos, um a menos que a República Tcheca, sua principal concorrente. Na próxima rodada, o confronto direto acontecerá em Plzen. Caso passem à frente, os kosovares ainda precisarão segurar a vantagem na última rodada, quando pegam a Inglaterra em Pristina. Se a tabela não anda das mais fáceis, os novatos terão outro caminho para buscar a Eurocopa. Campeã de seu grupo na Liga das Nações, a equipe já está garantida na repescagem da quarta divisão – contra Macedônia do Norte, Geórgia e Belarus.

Classificações Sofascore Resultados