Harry Kewell está de volta à seleção australiana pela primeira vez desde que retornou ao futebol local. Hoje no Melbourne Victory, o ex-jogador de Leeds United e Liverpool foi chamado pelo técnico Holger Osieck para os dois jogos das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, contra Omã e Tailândia, marcados respectivamente para os dias 11 e 15 de novembro. Outro atleta que voltou a ser convocado após retornar à liga australiana foi o volante Brett Emerton, ex-Blackburn Rovers.

Apesar disso, Osieck espera que a dupla apresente mais do que vem sendo mostrado atualmente em seus clubes. “Tenho de admitir claramente que pedirei muito mais do que eles vêm produzindo. Mas acreditando em seus valores e no que podem trazer ao time, eu os chamei novamente”, disse o treinador, em entrevista coletiva em Sydney. Além de Kewell e Emerton, há somente mais um jogador que atua no futebol australiano entre os convocados: o meia Mitch Nicholls, do Brisbane Roar e que esteve no Mundial Sub-20 de 2009. Já o defensor Chris Herd, do Aston Villa, foi convocado pela primeira vez.

A Australia lidera o grupo D das eliminatórias para o Mundial de 2014 com três vitórias em três jogos. Se derrotar o Omã no dia 11, os Socceroos garantem classificação antecipada à próxima fase. Em caso de empate, os australianos torcem por no máximo um empate da Arábia Saudita com a Tailândia.

Veja os 23 convocados

Goleiros: Mark Schwarzer (Fulham-ING), Nathan Coe (SønderjyskE-DIN) e Adam Federici (Reading-ING)

Defensores: Lucas Neill (Al-Jazira-EAU), Sasa Ognenovski (Seongham Ilwha-COR), Luke Wilkshire (Dynamo Moscou-RUS), Rhys Williams (Middlesbrough-ING), Matthew Spiranovic (Urawa Red Diamonds-JAP) e Michael Zullo (FC Utrecht-HOL).

Meias:  Brett Emerton (Sydney FC), Chris Herd (Aston Villa-ING), Brett Holman (AZ Alkmaar-HOL), Mile Jedinak (Crystal Palace-ING), Neil Kilkenny (Bristol City-ING), Mitch Nichols (Brisbane Roar), Adam Sarota (FC Utrecht-HOL), James Troisi (Kayserispor-TUR), Matt McKay (Glasgow Rangers-ESC) e Carl Valeri (Sassuolo-ITA)

Atacantes: Alex Brosque (Shimizu S-Pulse-JAP), Josh Kennedy (Nagoya Grampus Eight-JAP), Harry Kewell (Melbourne Victory), Robbie Kruse (Fortuna Dusseldorf-GER)