O relógio marcava 22 minutos do segundo tempo, e as quartas de final entre Juventus e Ajax estava terrivelmente empatada: 1 a 1 em Amsterdã, 1 a 1 em Turim. Uma cobrança de escanteio da direita fez a curva até a entrada da pequena área, onde Matthijs de Ligt subiu, entre dois marcadores, e cabeceou para colocar os holandeses nas semifinais, coroando uma campanha fantástica. Os destinos do jovem zagueiro e da Velha Senhora voltaram a se cruzar na manhã desta quarta-feira, quando a Juventus confirmou a contratação de De Ligt, vencendo uma forte concorrência e assegurando o futuro da sua defesa por muitos anos.

Ele era o grande negócio deste mercado. O investimento necessário para contratá-lo seria alto – a Juventus pagou por volta de € 75 milhões, mais € 10 milhões em variáveis e salários polpudos -, mas o dinheiro vale a pena. Um jogador de 19 anos, com mais de 100 partidas pelo time principal, inclusive em fases avançadas da Champions League, capitão do seu clube e estabelecido na seleção não aparece todos os dias. Essa experiência reduz muito a dúvida inerente a atletas dessa idade. Deixa a aposta menos arriscada.

Tanto que muitos clubes se propuseram a fazê-la. O PSG e o Barcelona estiveram muito ligados à transferência, mas acabaram vencidos pela Juventus. Questões financeiras à parte – o diretor dos franceses, Leonardo, reconheceu que não era a hora de fazer altos investimentos -, o destino é ótimo para De Ligt. Ele encontra na Juventus um clube que lhe garante briga constante pelos principais títulos e uma concorrência que, embora forte, deve abrir espaço para sucessores em breve.

De Ligt faz exames médicos na Juventus (Getty Images)

A Juventus teve uma defesa histórica com Giorgio Chiellini, Leonardo Bonucci e Andrea Barzagli. O último aposentou-se e os outros dois têm mais de 30 anos. Em um primeiro momento, De Ligt talvez não seja titular absoluto, se Sarri colocar em campo sua formação favorita, com apenas dois zagueiros, mas deve rapidamente se estabelecer como um dos líderes do setor. O bom Daniele Rugani, 24 anos, não deve ser uma ameaça.

O investimento vale para a Juventus porque em De Ligt ela encontra um zagueiro de qualidade por muitos anos, um jogador jovem em torno do qual pode construir a sua próxima defesa, setor crucial do seu DNA vencedor. Prepara a sucessão de Bonucci e Chiellini e com um jogador que, se o projeto Sarri vingar, encaixa perfeitamente nos planos do treinador.

Formado na escola Johan Cruyff do Ajax, De Ligt está acostumado a trabalhar a bola a partir da defesa, o que é importante para o estilo de Sarri. A marca registrada do treinador no Napoli foi a manutenção da posse de bola no campo defensivo, atraindo a pressão do adversário, antes de esticar a jogada com um lançamento ou rápidos toques curtos.

De Ligt estava em uma posição privilegiada. Poderia praticamente escolher onde queria jogar e o fato de ter selecionado a Juventus é um bom sinal para o futuro da Velha Senhora. O holandês decidiu continuar sua brilhante carreira em um clube em que brigará pelos títulos – e vencerá muitos deles – e que sabe melhor do que ninguém desenvolver um zagueiro. Parece um casamento perfeito.

Johan Cruyff - The Total Voetballer (English Edition)
Um biografia do maior craque holandês de todos os tempos
A Trivela pode ganhar comissão sobre a venda.
Camisa Juventus 1978 - Modelo I
Uma réplica da camisa de 1978 da Juventus, com as clássicas listras em preto e branco
A Trivela pode ganhar comissão sobre a venda.
Camisa Juventus 1985 Retrô
Em 1985, a Juventus de Michel Platini foi campeã europeia pela primeira vez em sua história. Esta camisa é uma réplica daquele modelo
A Trivela pode ganhar comissão sobre a venda.
Camiseta Juventus Solo Juve
Camiseta da Juventus com a inscrição "Solo Juve" e "until the end"
A Trivela pode ganhar comissão sobre a venda.
Caneca CR7 Cristiano Ronaldo Juventus Presente Futebol
Que tal beber com uma caneca personalizada da Juventus? Eis aí algo interessante
A Trivela pode ganhar comissão sobre a venda.