O Museu do Futebol exibirá três curta metragens neste sábado, 23, às 21h, como parte do programa Cinema na Rede. Os filmes abordam três times: o Juventus da Mooca, o Cruzeiro e o Colo Colo, do Chile. O tempo total de exibição é de uma hora, somados os três curtas. As exibições serão em parceria com o CINEFoot.

O primeiro filme a ser exibido será “Juventus rumo a Tóquio”, com direção de Andréa Kurachi, Helena Tahira e Rogério Zagallo. O filme trata do jogo decisivo contra o Linense, pela Copa Paulista, em 2007. O Juventus venceria o torneio naquele ano, que ainda é o seu título mais recente. O jogo mostra a emoção dos torcedores com o time decidindo uma taça e tem 16 minutos de duração.

O segundo filme exibido na noite será “Azul Escuro”, de Gustavo Nolasco. O protagonista da história é Seu Lúcio, um senhor cruzeirense isolado na Amazônia. Depois de ficar cego e pensar em suicídio, passou a escrever sobre o Cruzeiro, seu clube de coração, e, por um acaso, a história chegou à torcida do clube mineiro. Com isso, tudo muda. O filme tem 23 minutos de duração.

O último dos três filmes exibidos é “Todos querem Colo Colo”, de Murilo Megale. O filme vai até o Chile falar com os torcedores do clube e trata de um tema delicado: a intervenção política feita durante a ditadura militar, o que faz muitos torcedores do clube tentarem se desvincular da imagem do ditador Augusto Pinochet. O filme traz a palavra de personagens que viveram aquela situação e como os torcedores atuais veem o assunto. A obra tem 21 minutos de duração.

Os filmes serão exibidos nas seguintes plataformas:

No Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

No Facebook:

https://pt-br.facebook.com/museudofutebol/

https://pt-br.facebook.com/CINEfoot/

Além dos filmes, o Museu do Futebol tem 15 exibições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture e também o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB). Para acessar todo o conteúdo do Museu, confira os links abaixo:

MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET

Jogos e conteúdo educativo: educar.museudofutebol.org.br

Visita virtual Google Street View:  https://url.gratis/Is0pb

Google Art & Culture –

https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais

Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro:

http://dados.museudofutebol.org.br/

Medium: https://medium.com/museu-do-futebol

YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/