Não há rodada mais tradicional na Premier League do que o Boxing Day. Dez jogos no mesmo dia, reunindo clubes de regiões próximas e mobilizando ainda mais as torcidas. A tradição da data pós-natalina, no entanto, vai muito além do futebol. Ela surgiu na Idade Média, a partir da elite que presenteava funcionários e pessoas de classes mais baixas – e, por causa das caixas, o nome foi dado. Aos poucos, o esporte se incorporou às festividades. E a proibição da caça à raposa, muito popular entre os britânicos, incentivou a criação das rodadas especiais no futebol, no rúgbi union e no rúgbi league desde o Século XIX.

No entanto, a importância do Boxing Day ao futebol vem muito antes da criação do Campeonato Inglês, em 1888. Afinal, o primeiro jogo entre clubes da história aconteceu exatamente em um 26 de dezembro. Nas comemorações de 1860, o Sheffield FC enfrentou e venceu o Hallam FC, em um evento inédito até então. Surgia ali também o primeiro clássico do futebol.

Em 1860, as regras do futebol sequer haviam sido unificadas, algo que só aconteceria três anos depois. O esporte era popular principalmente entre as universidades de Londres, que mobilizavam os estudantes desde a primeira metade do Século XIX e criavam as suas próprias maneiras de praticar a modalidade. Somente em 1857 que nasceu o primeiro clube exclusivo para a prática do futebol: o Sheffield Football Club, que também possuía as suas regras do jogo – e que, naqueles primórdios, ficaram conhecidas por privilegiar o jogo de passes, diferente dos chutões e da força física dos universitários londrinos.

Durante os seus três primeiros anos de existência, o Sheffield disputava apenas partidas internas, entre as suas próprias equipes. Somente em 1860 é que surgiu um concorrente: o Hallam Football Club, também fundado na cidade de Sheffield. O primeiro duelo entre os dois clubes aconteceu em Sandygate Road, estádio da equipe recém-criada, mas acabou disputada sob as regras do Sheffield FC. E mandar no regulamento foi mais importante que mandar no campo, com o triunfo dos visitantes por 2 a 0.

VEJA TAMBÉM: Onde estão os times fundadores do futebol, 150 anos depois?

Desde então, o futebol evoluiu muito. O Sheffield FC participou mesmo como observador da criação das regras de futebol, mas nunca largou sua condição de amadorismo. E o primeiro clássico da história do futebol continua sendo disputado, ainda que em níveis bem distantes da atual Premier League. Enquanto o Sheffield está na oitava divisão do Campeonato Inglês, o Hallam disputa a nona. Ainda assim, cultivam a rivalidade em reencontros anuais. Na temporada 2019/20, o Sheffield venceu o dérbi em amistoso no dia 13 de julho com uma goleada por 4 a 0.