El Salvador possui como grandes glórias de seu futebol a classificação a duas Copas do Mundo, em 1970 e 1982 – por mais que tenha sido saco de pancadas em ambas. Ainda assim, as seis derrotas em seis jogos e os 22 gols sofridos não são mais vergonhosos do que o escândalo que abala a seleção atualmente. Eliminados na segunda fase das últimas eliminatórias, os salvadorenhos enfrentam um processo de combinação de resultados. Nesta sexta, a Procuradoria Geral da República ordenou a prisão de 11 ex-jogadores da seleção, além de três empresários.

VEJA TAMBÉM: Gattuso: “Se provarem que manipulei jogos, me mato em praça pública”

O processo levantado pela justiça salvadorenha envolve os acusados em lavagem de dinheiro e organização criminosa. A manipulação de partidas da seleção salvadorenha aconteceu entre 2009 e 2013. Entre elas, um amistoso contra a Costa Rica em 2010, no qual US$ 45 mil entraram de forma ilícita no país. Também são listados confrontos com Venezuela, México e Estados Unidos.

Por conta do caso, 15 jogadores foram suspensos da seleção pelo resto das vidas. Outros oito atletas foram punidos com sanções mais curtas. A federação salvadorenha também aceitou o pagamento de US$ 30 mil sem verificar a procedência, mas nenhum dirigente foi punido ou investigado por isso.

LEIA MAIS: O que torna o futebol uma máquina de lavar dinheiro

“A máfia que se dedica à compra de jogos busca seleções de baixo nível, com jogadores de baixo estrato econômico, porque são mais fáceis de comprar”, declarou a Corregedoria Geral da República, através de seu porta-voz. “Certos jogadores recebiam dinheiro para cumprir as vontades de estrangeiros, que se beneficiavam através de apostas internacionais”.

Após a descoberta do episódio, El Salvador se afastou das atividades entre agosto de 2013 e junho de 2014. A seleção voltou a campo para enfrentar Espanha e Costa do Marfim, às vésperas da Copa do Mundo. Já a partir de setembro, fará amistoso com a República Dominicana, antes de iniciar sua campanha na Copa Centroamericana de 2014.