O Tottenham Hotspur oficializou neste sábado a contratação do técnico espanhol Juande Ramos. O treinador de 53 anos pediu demissão do Sevilla na sexta-feira, quando seu nome já era dado como certo para a sucessão do holandês Martin Jol, demitido na véspera. O contrato de Ramos vai até o final da temporada 2010/11.

Jol deixou o comando do Tottenham após a derrota por 2 a 1 para o Getafe, pela Copa Uefa. O Tottenham havia tentado levar Ramos em agosto, quando a permanência de Jol já era questionada, mas não teve sucesso. Durante a pré-temporada, o Sevilla tentou discutir a renovação do contrato de Ramos, mas as negociações não avançaram.

Juande Ramos levou o Sevilla a cinco títulos nas últimas duas temporadas. O time conquistou duas vezes a Copa Uefa, além de uma Copa do Rei, uma Supercopa Européia e uma Supercopa da Espanha. Na temporada passada, o Sevilla terminou em terceiro lugar no Campeonato Espanhol, classificando-se para a Liga dos Campeões.

“Valorizo muito a oportunidade de trabalhar como técnico do Tottenham, um clube com grande tradição e história”, disse Ramos ao site oficial do clube. “Desde que comecei a carreira, queria trabalhar na Inglaterra. Tenho a sincera esperança de que poderei recompensar a confiança da diretoria dos Spurs em mim”.

Ramos leva consigo o auxiliar Marcos Álvarez, de 36 anos, com quem trabalhava no Sevilla desde 2005. O Tottenham pretende ainda contratar o ex-jogador Gus Poyet, atualmente no Leeds United, para integrar a comissão técnica.

A estréia de Juande Ramos será na quarta-feira, quando o Tottenham enfrenta o Blackpool pela Copa da Liga Inglesa. Neste domingo, ele assiste ao jogo contra o Blackburn Rovers, pelo Campeonato Inglês. O time será dirigido interinamente pelo ex-atacante Clive Allen.

O Tottenham ocupa a 18º posição na tabela de 20 times da Premier League, com 7 pontos e apenas uma vitória em dez jogos.