A combinação anime e futebol é algo que chama a atenção para muita gente, incluindo este que vos escreve. Por isso mesmo, Supercampeões foi um sucesso quando exibido no Brasil. O mangá surgiu em 1981 e se tornou uma série de TV em 1983. A tradução, aliás, é interessante, porque o nome original é Captain Tsubasa – em referência ao protagonista, Oliver Tsubasa. Há uma nova versão do desenho, produzida em 2018 e a Bandai Namco divulgou um trailer do novo game, Captain Tsubasa: Rise of New Champions, que será lançado neste ano para PC, PS4 e Nintendo Switch. E o trailer é bastante interessante.

Antes de tudo, é preciso esclarecer aqui para você que é fã de games e de futebol que você não deve esperar algo do tipo Fifa ou PES, que são simuladores (mesmo que um seja mais do que outro, de acordo com a percepção do jogador). Captain Tsubasa: Rise of new Champions é um jogo que tem o futebol como temática, mas tem muito de um jogo de ação, além de elementos similares a jogos de luta também. Os chutes são como golpes, assim como os movimentos de defesa. Seriam as magias de jogos de luta.

É bom localizar para os fãs de Supercampeões que o protagonista é Tsubasa Ozora, e não mais Oliver Tsubasa, como no anime original. Como o jogo é baseado na língua japonesa, é este o nome usado na série. O trailer mostra um jogo que é um grande modo carreira, mas com elementos de ação para superar os desafios. Pelo que dá para ver, é como controlar o anime, mas com um jogo de futebol rolando. As imagens lembram um pouco Super Sidecks, da SNK, em uma mistura com Megaman Soccer, que tinha os personagens disparando poderes para tentar os gols – ou superar adversários em geral no caminho.

Portanto, não espere um jogo simulação. É um jogo arcade, que não se preocupa com o realismo. São vários elementos de um jogo de batalha e poderá ser disputado tanto no modo 1 jogador como multijogador online – cooperativo ou competitivo. Os modos de jogo serão História, Versus e Versus Online. Ainda não dá para julgar sem conseguir jogar antes, mas podemos dizer que a ideia parece boa e o jogo tem tudo para ser bem divertido.

Abaixo, você assiste aos trailers e vídeos sobre o jogo, inclusive um de 14 minutos do site The Enemy, com gameplay para ver como é efetivamente o jogo.