Jogão na Inglaterra, clássicos na Itália e França

Clássico entre Inter e Milan agita a Itália, PSG e Marseille fazem duelo de ânimos acirrados na França, Manchester City e Chelsea duelam na Inglaterra

O fim de semana traz alguns clássicos importantes no futebol europeu. A Itália viverá o Derby Della Madonnina, o clássico de Milão entre Internazionale e Milan. A França verá o confronto de rivalidade acirrada entre PSG e Olympique de Marseille, com a possível estreia de David Beckham. E a Inglaterra terá um grande jogo, com o atual campeão Manchester City tentando manter o sonho do bicampeonato vivo diante do Chelsea. Tem ainda o duelo entre Feyenoord e PSV, dois times tradicionais da Holanda que têm ambição de chegar ao título na temporada. Como não pode faltar, tem ainda a programação de TV para você se deliciar com o que vem por aí.

O jogão

Manchester City x Chelsea
Domingo, 10h30

Vice-líder do Campeonato Inglês, o Manchester City receberá o Chelsea no estádio Etihad em busca de diminuir a diferença de 12 pontos para o Manchester United. Se os comandados de Roberto Mancini quiserem manter-se na briga pelo título inglês, precisa vencer o jogo. Por seu lado, o Chelsea quer os pontos para se manter em terceiro e confortável na briga por vaga na Liga dos Campeões.

O jogador-chave para isso é Sergio Agüero. Nesta temporada, o argentino fez 27 jogos pelo Campeonato Inglês e marcou nove gols, além de ter feito duas assistências. Tem sido o melhor jogador do time. Além disso, o time precisa parar Juan Mata, que tem sido destaque nos Blues. O camisa 10 fez seis gols na temporada e é um dos jogadores que mais faz jogadas de gol.

O clássico

Paris Saint-Germain x Olympique de Marseille
Domingo, 17h00

Um dos maiores clássicos em rivalidade no Campeonato Francês terá um capítulo especial neste domingo. O PSG, novo rico, disputa o título pelo segundo ano seguido e chega como líder da Ligue 1 e com estrelas internacionais. Só que o Olympique de Marseille, mesmo com a sua instabilidade e sem ter tantas estrelas com o rival, consegue se manter sonhando com o título com o título, já que está em terceiro lugar na tabela com 46 pontos – cinco a menos que o PSG.

O PSG pode ter a volta de Lucas, que se machucou no jogo contra o Valencia, na Liga dos Campeões, quando foi um dos melhores do jogo. A expectativa também é alta pela possível estreia de David Beckham, que deve começar o jogo no banco. Mais uma vez, o time deve confiar no atacante Zlatan Ibrahimovic, artilheiro do campeonato com 21 gols.

No Marseille, os destaques são Andre Ayew, ganês e camisa 10 do time, que costuma ser boa opção pelos lados do campo. O centroavante Andre-Pierre Gignac também vem bem e é uma ameaça à defesa parisiense. É bom lembrar também que, no primeiro turno, o jogo entre os dois times foi adiado por falta de segurança e depois jogado no dia 7 de outubro, terminando em 2 a 2, com golaço de Ibrahimovic. Desta vez, com o jogo no Parc dês Princes tende a ser mais quente.

O reencontro

Mario Balotelli
Internazionale x Milan
Domingo, 16h45

Mario Balotelli foi a principal contratação do Milan em uma temporada difícil para os rossoneri. Em apenas três jogos, o atacante fez quatro gols e já é o queridinho da torcida. Enfrentará pela primeira vez o clube que o formou no Derby Della Madonnina, um dos maiores clássicos da Itália. A Inter vem mal na tabela e tomou um sopapo de 4 a 1 da Fiorentina na rodada passada, o que fez o time perder a posição para o Milan na tabela. Os rossoneri agora ocupam a terceira posição, com 44 pontos, enquanto a Inter está em quinta com 43. O terceiro colocado vai à Liga dos Campeões.

O Milan conta com Kevin-Prince Boateng, que parece ter recuperado a forma e deve ser titular novamente contra a Inter, além de El Shaarawy, outro que foi bem, e Balotelli. E além de Balotelli, o volante Sulley Muntari é outro que reencontra a Inter. Inter que contará com a boa fase de Freddy Guarín para tentar ganhar o clássico. Só que o time sentirá a falta de Diego Milito. Contará para o ataque com Antonio Cassano, que enfrenta o Milan, clube que defendeu na temporada passada. Mais um jogo que promete.

Vale uma zapeada
Veja a programação de TV

Bayern Munique x Werder Bremen
Sábado, 11h30

O Bayern era favorito contra o Arsenal, mas a vitória com autoridade sobre os londrinos no estádio adversário deu uma mostra da força do time, muito além da Bundesliga. E o jogo contra o Werder Bremen, que faz uma temporada fraca, apenas em 11º lugar. É uma boa chance para ver o Bayern jogar  – e talvez passar o trator novamente e no mínimo manter os 15 pontos de vantagem.

Fique de olho

Feyenoord x PSV
Domingo, 08h30

Clássico é clássico e vice-versa, já diria o poeta (dizem que a frase é do Jardel, ex-Grêmio, mas ele nega veementemente). O PSV é o líder da Eredivisie com 50 pontos, três a mais que o Ajax, seis a mais que Twente e Feyenoord, quarto colocado e adversário no domingo. O jogo envolve rivalidade e dois times que podem contar com destaques na temporada: Mertens, do PSV, e Pelle, do Feyenoord. Os dois fazem boas temporadas e devem ser os destaques do time.

O cara

Totti
Atalanta x Roma

Depois de ser o cara da Roma na rodada passada, marcando um golaço que deu a vitória por 1 a 0 sobre a Juventus, nesta rodada o adversário é mais fraco. A Atalanta é apenas 15ª na tabela, mas tem o perigoso German Denis. O capitão dos giallorossi é destaque do time e, aos 36 anos, continua em altíssimo nível. A missão dele é tentar impedir a instabilidade do time e ajudar a Roma a subir para o grupo dos que brigam pela vaga na Liga dos Campeões. Em oitavo lugar, com 37 pontos, o time ainda sonha, ainda que seja um sonho bem distante. Se Totti mantiver o nível e decidir o jogo, talvez o sonho comece a ficar um pouco mais perto.

O brasileiro

Lima
Benfica x Paços de Ferreira
Domingo, 16h15

O atacante brasileiro, ex-Juventus e Santos e contratado junto ao Braga, tem sido um destaque do Benfica no Campeonato Português. Com 11 gols, o jogador já salvou o time na rodada passada, quando fez o gol da vitória sobre a Acadêmica. Desta vez, o adversário faz uma boa campanha, é o terceiro colocado, e pode complicar o jogo. O time deve contar com o brasileiro para manter a boa campanha e a acirrada disputa pelo primeiro lugar com o Porto. Os dois times têm 49 pontos.

Passe longe

Palermo x Genoa
Sábado, 16h45

Uma disputa emocionante entre o lanterna Palermo e o 17º colocado Genoa. Um jogo de desesperados e de dois times que fazem pouco para fazer valer as duas horas que você irá gastar. Sugestão: vá fazer outra coisas.