O Liverpool passou por um processo com Klopp. O treinador alemão chegou com a temporada em andamento e não fez nenhuma contratação em janeiro, avaliando quem ficaria e quem iria embora. Foi pouco a pouco montando o time titular. Primeiro, veio Mané. Depois, Salah. Juntos com Firmino, formaram um ataque mortal. A chegada de Van Dijk ajudou a resolver o problema defensivo e o vice-campeonato europeu foi a primeira pista do que os Reds poderiam fazer.

O último mercado serviu para aprofundar o elenco, com mais opções no meio-campo e no ataque e, principalmente, com Alisson para resolver a posição de goleiro. Em quatro temporadas e três mercados, Klopp montou um time que anotou 97 pontos na Premier League e chegou à final da Champions League pela segunda temporada seguida.

A seguir, jogador por jogador que entrou em campo pelo menos uma vez na campanha europeia, explicamos como ele fez isso. Números do Transfermarkt. Fotos da Getty Images. E menções honrosas a Simon Mignolet, goleiro reserva, e Alex Oxlade-Chamberlain, que provavelmente entraria em campo se não tivesse perdido a temporada por uma lesão muito grave.