Se para muita gente, especialmente os jogadores, o reinício das competições é como o início de uma nova temporada, Joelinton fez valer a sensação de um novo capítulo sendo escrito. Em sua primeira partida depois de três meses, o brasileiro quebrou um jejum que durava dez meses, marcou seu segundo gol em sua temporada de estreia na liga inglesa e ajudou o Newcastle a derrotar o Sheffield United por 3 a 0 neste domingo (21).

Depois de um primeiro tempo apertado e sem gols, o Newcastle tirou proveito da expulsão de John Egan pelo segundo cartão amarelo aos cinco do segundo tempo e construiu toda a vitória em um intervalo de 23 minutos.

Em ataque rápido, pegando a defesa do Sheffield desmontada, os Toons chegaram a seu primeiro gol com Allan Saint-Maximin, aos dez minutos da segunda etapa. Matt Ritchie avançou pela esquerda, cruzou rasteiro para o francês, e este se aproveitou de falha do adversário, que furou a bola na hora da interceptação, e bateu na saída de Henderson para fazer 1 a 0.

Aos 24 minutos, Ritchie tomou para si todo o protagonismo. Da intermediária, tendo um adversário à sua frente, surpreendeu os oponentes, inclusive o goleiro, com um chute forte e inesperado, entre Henderson e a trave direita, para ampliar. Por fim, aos 33 minutos, Saint-Maximin interceptou passe no meio do campo, tocou para Joelinton, e o brasileiro abriu com Almirón. O paraguaio então cruzou para dentro da área, e o centroavante apareceu para completar e matar a partida: 3 a 0.

O alívio e a felicidade de Joelinton eram tamanhos que o brasileiro parecia não saber exatamente como comemorar. Socou o gramado como quem se livra de um fardo, olhou para um lado e para o outro e acabou por homenagear sua esposa grávida, colocando a bola sob a camisa.

Classements proposés par SofaScore LiveScore

Bastante questionado na imprensa inglesa por não conseguir entregar o que se esperava dele, gols, Joelinton fez só agora, na 30ª rodada, o seu primeiro gol no St. James’ Park pela Premier League. Seu único outro gol na competição anteriormente havia sido anotado em Londres, contra o Tottenham, em 25 de agosto de 2019. Pela Copa da Inglaterra, soma mais dois gols, um deles em casa.

Embora não tenha exatamente se destacado pela quantidade de gols em sua única temporada completa na Bundesliga, anotando sete em 28 jogos da liga alemã, a expectativa era por algo mais do que aquilo que o brasileiro vinha demonstrando até agora.

Comparado com Roberto Firmino por ter ido também do Hoffenheim para a Premier League e por ser um jogador que se movimenta bastante para ajudar na construção de jogadas, Joelinton ainda é um camisa 9 e precisa referendar suas atuações com alguns gols aqui e ali. Até porque sua própria contribuição em termos de assistências é pequena na temporada: dois passes para gol em 30 jogos.

Começar com o pé direito nesta volta da Premier League pode acabar sendo tudo aquilo de que o brasileiro precisava para deslanchar na equipe de Steve Bruce.