A terceira rodada da Premier League serviu para os novos atacantes brasileiros da liga desencantarem. Se na sexta-feira (23) Wesley fez seu primeiro gol pelo Aston Villa na vitória por 2 a 0 sobre o Everton, desta vez foi Joelinton quem balançou as redes – e logo para decretar uma zebra. Com gol do brasileiro, o Newcastle venceu o Tottenham fora de casa por 1 a 0, alcançando seus primeiros pontos na nova temporada.

Os Spurs tiveram incríveis 79% da posse de bola no duelo, finalizando 17 vezes contra oito dos Magpies, mas nada disso foi suficiente para evitar o revés desastroso. O domínio da bola não foi acompanhado por clareza no ataque, e isso fica evidenciado no fato de que Harry Kane não teve uma finalização sequer a gol – e fez apenas uma em toda a partida, para fora.

O time de Mauricio Pochettino foi mal no primeiro tempo, com pouco movimento e bastante previsível. Ao longo do jogo, faltou criatividade, algo que o técnico tentou corrigir com as entradas de Lo Celso e Eriksen no segundo tempo. Entretanto, o Newcastle fez um jogo seguro por quase todo o confronto, mantendo suas linhas defensivas bem colocadas e povoadas e impossibilitando grandes chances dos donos da casa.

A estratégia do time de Steve Bruce contra uma equipe da estatura do Tottenham sempre seria essa, complementada pela presença forte de Joelinton no ataque para servir como pivô para os contra-ataques, um ponto de referência lá na frente, além de homem para definir as jogadas nas poucas oportunidades que teria. E foi exatamente isso que ele fez aos 27 minutos do primeiro tempo.

Aproveitando falha de posicionamento de Davinson Sánchez, que não acompanhou o brasileiro, Christian Atsu, que entrara no lugar do contundido Allan Saint-Maximin, acertou belo cruzamento para o camisa 9. Entre Sánchez e Rose, Joelinton recebeu, ajeitou a bola e, antes da chegada do lateral, bateu com força para derrotar Lloris e fazer o gol solitário do jogo.

Com 12 minutos para o fim da partida, a torcida do Newcastle segurou a respiração, enquanto o VAR revisava um lance na área dos Magpies. Jamaal Lascelles acompanhava Harry Kane quando caiu e, consequentemente, derrubou o atacante. Mike Dean não julgou o lance como pênalti. Os auxiliares de vídeo então checaram o lance repetidamente e não consideraram um erro claro. A decisão dividiu muita gente que acompanhava a partida, mas o jogo seguiu.

A pressão final do Tottenham não surtiu efeito, e o Newcastle, que perdera suas duas rodadas iniciais, contra Arsenal e Norwich, chegou a seus primeiros pontos na temporada da Premier League.

Treinando seu time de infância, Steve Bruce enfim respira aliviado, conseguindo o primeiro triunfo justamente na mais improvável das situações. Além do resultado, deve sair de Londres feliz pelo desempenho defensivo sólido de sua equipe, com destaque para Paul Dummett, e também pela eficácia da contratação mais cara da história do clube (£ 40 milhões).

Joelinton esteve à altura do desafio e agora buscará justificar a confiança de que pode ser um bom substituto a Salomón Rondón – ou mesmo uma melhoria, considerando seu trabalho de deslocamento para fora da área.