Joaquín não tem nenhuma intenção de deixar o Bétis. O veterano renovou seu contrato até 2020 e defenderá as cores brancas e verdes até as vésperas do seu aniversário de 39 anos. Em entrevista para comemorar o acerto, o meia espanhol descreveu tudo que o clube significa para ele.

LEIA MAIS: Foi bonito ver o carinho de Adán com o mascote cego que o acompanhou a campo

Formado nas categorias de base, Joaquín ficou no Bétis até 2006, quando saiu para defender o Valencia. Passou por Málaga e Fiorentina antes de retornar ao Benito Villamarín, em 2015. O campeão da Copa do Rei de 2005 soma 335 partidas com a camisa da equipe de Sevilha.

“É um dia especial para mim. Este clube é minha vida”, disse Joaquín, em uma entrevista coletiva, nesta sexta-feira. “Cheguei aqui como uma criança e aprendi a amar, a aproveitar a vida, a sofrer, a chorar. Aprendi muitos valores com os quais me identifico. O Bétis é minha vida inteira. Onde estou agora é por causa deste clube maravilhoso. Joguei por muitos anos, mas sinto agora o mesmo que antes. Eu me sinto muito sortudo por cada passo e direção que minha carreira tomou”.

O fim do seu contrato com o Bétis, em dois anos e meio, não significará necessariamente o fim da sua história no clube. Joaquín considera ser presidente no futuro. “Quando digo que adoraria ser presidente, digo sem malícia ou qualquer intenção que não seja beneficiar o Bétis. Se for necessário ser presidente, eu serei, se o povo quiser e eu puder. Senão, eu continuarei ligado ao clube de um jeito ou de outro”, explicou.

Apesar de veterano, Joaquín atuou em todas as rodadas da atual temporada do Campeonato Espanhol, e apenas uma vez, contra o Real Madrid, não foi titular. Tem três gols e duas assistências. Explicou que precisou adaptar o seu estilo de jogo, muitas vezes mais como armador pela esquerda do que como ponta direita.

“O futebol moderno muda e seu estilo muda, mas você precisa se adaptar. Em anos recentes, eu joguei de armador, pela esquerda, às vezes até à frente da defesa, mas meu futebol continua o mesmo”, disse. “Neste momento, tenho muito entusiasmo por mim e otimismo por este clube. Eu genuinamente acredito que estamos nos fortalecendo e, em breve, vamos ver um grande Bétis. Este é meu sonho e vamos trabalhar por isso”.