O técnico Joachim Löw convocou três estreantes para a seleção da Alemanha que irá enfrentar Espanha e Suíça, pela Liga das Nações, nos dias 3 e 6 de setembro. Oliver Baumann, goleiro do Hoffenheim, de 30 anos, Robin Gosens, ala/lateral da Atalanta, de 26 anos, e Florian Neuhaus, meio-campista de 23 anos do Borussia Mönchengladbach, foram incluídos na lista.

Como era esperado, os jogadores de Bayern de Munique e RB Leizpig, semifinalistas da Champions League, receberam folga. Só o zagueiro Niklas Süle está incluído entre os convocados, porque voltou de lesão, jogou pouco e ainda precisa de ritmo de jogo. Além dele, Leroy Sané, que se transferiu do Manchester City para o Bayern, mas não jogou a fase final da Champions, já que ainda era parte da temporada passada.

O treinador tratou os jogadores do PSG de forma diferente e os convocou, mesmo que tenham jogado a final da Champions League. “Eles tiveram uma longa parada, então faz sentido para mim”, afirmou Löw. De fato, o PSG sequer irá ter uma parada: no próximo fim de semana já estreia no Campeonato Francês, que foi paralisado em março por causa da pandemia da COVID-19 e, depois, a temporada foi encerrada.

Robin Gosens foi um dos destaques do ótimo time da Atalanta, mostrando muita força ofensiva pela ala esquerda. Este é um setor que a seleção da Alemanha trocou muito de jogadores nos últimos anos e será a chance do novato mostrar que pode ser o que o técnico espera. Suas atuações na Serie A e também na Champions League mostraram um jogador bastante interessante e que poderá ser visto agora com as cores da Alemanha.

O treinador também comentou a convocação de Florian Neuhaus, que fez 30 jogos na última temporada da Bundesliga, com quatro gols e duas assistências. Ele já tinha experiência atuando pelo time sub-20, sub-17 e sub-21 da Alemanha. Com este último, aliás, foi campeão do torneio sub-21 da Uefa em 2019. “Florian Neuhaus é um jogador muito inteligente que se desenvolveu bem no último ano”, disse o treinador.

Baumann, aos 30 anos, pode ter o seu primeiro jogo oficial com a camisa da Alemanha. Ele disse algumas vezes que nunca iria desistir de jogar pela seleção do seu país. “Ele é um goleiro que tem jogado consistentemente bem e tem experiência internacional”, afirmou Löw.

A Alemanha está no Grupo 4 da Liga das Nações, que passou a ter quatro times por chave, que ainda tem Espanha, Suíça e Ucrânia. A estreia da Alemanha será no dia 3 de setembro, na Mercedes-Benz Arena, em Stuttgart, e em seguida o time vai jogar no St. Jakob-Park, na Basiléia, contra a Suíça, no dia 6 de setembro.

Estes são os convocados da Alemanha: 

Goleiros: Oliver Baumann (Hoffenheim), Bernd Leno (Arsenal-ING) e Kevin Trapp (Eintracht Frankfurt);

Defensores: Matthias Gintes (Borussia Mönchengladbach), Robin Gosens (Atalanta-ITA), Thilo Kehrer (PSG-FRA), Robin Koch (Freiburg), Antonio Rüdiger (Chelsea-ING), Nico Schulz (Borussia Dortmund), Niklas Süle (Bayern de Munique) e Jonathan Tah (Bayer Leverkusen);

Meio-campistas: Emre Can (Borussia Dortmund), Ilkay Gündogan (Manchester City-ING), Toni Kroos (Real Madrid-ESP), Florian Neuhaus (Borussia Mönchengladbach), Suat Serdar (Schalke 04), Julian Brandt (Borussia Dortmund) e Julian Draxler (PSG-FRA);

Atacantes: Kai Havertz (Bayer Leverkusen), Leroy Sané (Bayern de Munique), Luca Waldschmidt (Benfica-POR) e Timo Werner (Chelsea-ING).