Jaap Stam anunciou nesta segunda-feira sua aposentadoria. O defensor do Ajax se retirou dos gramados devido às lesões que o têm atrapalhado na temporada. Além disso, citou a ‘falta de foco’ como um dos motivos de sua decisão.

“Antes desta temporada, conversei com os dirigentes do Ajax e disse a eles que havia perdido a motivação para continuar. No entanto, eles me convenceram a ficar, embora os problemas físicos sejam as razões pelas quais decidi parar”, afirmou o jogador, em entrevista coletiva.

Stam, de 35 anos, fez sua última partida pela equipe de Amsterdã no dia 20, quando entrou em campo contra o NEC. Ele foi substituído após se sentir mal. “Quando jogo, estou mais focado em mim do que na equipe e isso não é bom tanto para o time como para mim, pois isso reduz minha concentração e causa falhas”, explicou.

O defensor iniciou sua carreira como profissional em 1992, quando atuou pelo Zwolle. Quatro anos depois, ele foi contratado pelo PSV. Em 1998, Stam se transferiu para o Manchester United. Em seguida, ele foi para a Lazio em 2002. Três anos depois, trocou o clube romano pelo Milan. No ano passado, trocou os rossoneri pelo Ajax.

Stam foi convocado 67 vezes para defender a seleção holandesa, tendo marcado três gols com a camisa da Oranje.