Personagem singular do futebol inglês tanto como jogador quanto como treinador, Sir Alf Ramsey completaria seu centenário de nascimento nesta quarta. Lateral inteligente e ousado no Southampton, Tottenham e seleção inglesa, conduziu como técnico o pequeno Ipswich Town da terceira para a primeira divisão conquistando o título na temporada de estreia do clube na elite. Dali, partiria para levar a Inglaterra a levantar a Copa de 1966.

Para celebrá-lo, poderíamos ter escolhido trazer um panorama geral de sua trajetória, ou mesmo colocar a lupa sobre qualquer momento entre os citados acima. Mas preferimos resgatar uma época quase completamente esquecida de sua carreira: o desfecho dela, quando Sir Alf aceitou o convite para dirigir o Birmingham City após um mau começo naquela temporada 1977-78. Seria o adeus do lendário comandante.

Clique aqui para ler o texto completo no ‘It’s A Goal’, projeto do jornalista Emmanuel do Valle sobre a história do futebol inglês.

Além de colaborações periódicas, quinzenalmente o jornalista Emmanuel do Valle publica na Trivela a coluna ‘Azarões Eternos’, rememorando times fora dos holofotes que protagonizaram campanhas históricas. Para visualizar o arquivo, clique aqui.

Confira o trabalho de Emmanuel do Valle também no Flamengo Alternativo e no It’s A Goal.