Poucos atacantes no futebol europeu têm o currículo tão respeitável quanto o de Jimmy Greaves, que completa 80 anos de idade nesta quinta. Como carta de apresentação, basta citar que é, ainda hoje, o jogador que mais balançou as redes na história do Campeonato Inglês (357 gols), do qual foi o artilheiro em seis temporadas. Também é o maior goleador do Tottenham, clube o qual defendeu por quase uma década.

“Greavsie” foi ainda por um tempo o principal homem-gol da história da seleção inglesa, posteriormente superado por Bobby Charlton, Gary Lineker e Wayne Rooney – embora sua média de gols por partidas seja melhor que a do trio. Goleador nascido em Londres, revelado pelo Chelsea e que também passou pelo West Ham, além de uma rápida aventura italiana no Milan, tornou-se ainda uma célebre figura midiática após pendurar as chuteiras.

Leia o texto completo no “It’s A Goal”, projeto do jornalista Emmanuel do Valle sobre futebol inglês

Além de colaborações periódicas, quinzenalmente o jornalista Emmanuel do Valle publica na Trivela a coluna ‘Azarões Eternos’, rememorando times fora dos holofotes que protagonizaram campanhas históricas. Para visualizar o arquivo, clique aqui.

Confira o trabalho de Emmanuel do Valle também no Flamengo Alternativo e no It’s A Goal.