Em setembro, o It’s A Goal havia contado neste texto a história completa por trás da criação da Football League inglesa, a primeira liga de futebol da história. Agora voltamos de novo 130 anos no tempo para relembrar a trajetória do campeão pioneiro, o Preston North End, vencedor a competição sem nenhuma derrota na campanha, consagrado como a primeira equipe a receber o apelido de “Invincibles” no país, e que fez ainda a primeira dobradinha do futebol inglês, ao levantar a FA Cup daquela temporada pouco mais de um mês depois.

Fundado em 1863 como um clube de críquete, e que adotou o futebol apenas 15 anos depois, o Preston era um dos favoritos ao título inaugural. Seus quatro ingleses titulares – a dupla de zagueiros formada por Robert Howarth e Robert Holmes e os atacantes John Goodall e Fred Dewhurst – haviam defendido a seleção naquele ano. Havia ainda o ótimo goleiro galês James Trainer e uma legião de escoceses, que incluía o meia-direita Jimmy Ross, segundo goleador do time naquela campanha histórica.

 

Porém, os Lilywhites já sabiam que favoritismo não significava a taça nas mãos. Meses antes do início daquela temporada inaugural da liga, haviam chegado à decisão da FA Cup de 1888 como grandes candidatos ao título: golearam desde o pequeno Hyde por espantosos 26 a 0 (maior placar até hoje registrado nas principais competições nacionais) até o forte Bolton Wanderers por 9 a 1. Antes da decisão, permitiram-se até fotografar com a taça. Acabaram surpreendidos pelo West Bromwich Albion, vencedor por 1 a 0.

Leia o texto completo no It’s A Goal, projeto do jornalista Emmanuel do Valle sobre futebol inglês.


Os comentários estão desativados.