Todos os principais campeonatos nacionais da Europa já estarão na ativa neste final de semana. Enquanto a Premier League retoma sua rotina após a semana de copas nacionais, o Italiano também volta com tudo, após uma breve pausa neste início de ano. E a liga mais equilibrada entre as grandes já oferece ótimas pedidas na briga pelas primeiras colocações, em especial Inter x Roma e Atalanta x Napoli. Além do mais, vale destacar os clássicos que ocorrem nos próximos dias. Brasil, Argentina e Holanda terão duelos quentes. Confira o roteiro do final de semana, com algumas das melhores opções no cardápio da TV:

>>> Veja a programação de TV completa

O jogão

Internazionale x Roma
Domingo, 17h45 (Fox Sports 2)
Cotações da OddsShark: Inter (2.38), empate (3.48), Roma (2.97)

O horário nobre da rodada na Serie A reserva um jogo decisivo na briga pelas primeiras colocações. Tanto Internazionale quanto Roma começaram bem suas campanhas, mas caíram nas últimas semanas e voltam à ativa já com uma partida vital. Uma vitória, para qualquer um dos lados, significa a quebra da sequência ruim e a afirmação na busca pela Liga dos Campeões. A sequência da Inter é pior, sem vencer há sete partidas. O ataque não rende o esperado e os problemas na defesa têm incomodado Luciano Spalletti, que agora reencontra o seu ex-clube no San Siro. Os romanistas, por outro lado, acumulam quatro jogos em jejum e acabaram ultrapassados pela Lazio. Três pontos atrás, os giallorossi podem se igualar aos nerazzurri com uma vitória, embora continuem com uma partida a menos. Logo no início do primeiro turno, a Inter venceu por 3 a 1 na capital.

Fique de olho também

Atalanta x Napoli
Domingo, 9h30 (ESPN Brasil)
Cotações da OddsShark: Atalanta (3.65), empate (3.50), Napoli (2.06)

Durante os últimos meses, a Atalanta se colocou como um dos oponentes mais indigestos ao Napoli. Foi o primeiro time a vencer dois jogos no San Paolo desde que Maurizio Sarri assumiu os celestes, eliminando os napolitanos da Copa da Itália em dezembro. Além disso, na temporada passada, a Dea garantiu o resultado em Bérgamo, com um gol de Andrea Petagna. Se a concorrência espera que os líderes percam pontos, esta parece ser uma ótima pedida. O time de Gian Piero Gasperini vem embalado nas últimas semanas e começa a rondar a zona de classificação à Liga Europa, o que seria novamente um grande feito. Já o Napoli, em compensação, acumula quatro vitórias consecutivas, mantendo o ritmo forte para assegurar a dianteira. Um ponto atrás, a Juventus entra em campo apenas na segunda, quando recebe o Genoa.

Hertha Berlim x Borussia Dortmund
Sexta-feira, 17h30 (ESPN Brasil)
Cotações OddsShark: Hertha (3.42), empate (3.45), Dortmund (2.18)

A Bundesliga tem garantido bons jogos às sextas-feiras neste início de segundo turno. E não será diferente nesta rodada, com um embate importante à parte de cima da tabela. O Hertha Berlim aparece no 11° lugar, mas está a apenas cinco pontos da zona de classificação à Champions, em meio ao equilíbrio. Espera encurtar a distância justamente contra o Dortmund, quarto colocado, que visita o Estádio Olímpico de Berlim. O início do returno não foi tão bom aos aurinegros, que apenas empataram em casa contra o Wolfsburg, após duas vitórias nas primeiras partidas de Peter Stöger. E um entrave claro está no ataque: Pierre-Emerick Aubameyang mais uma vez causa problemas, com seu nome envolvido no mercado de transferências. O gabonês não irá jogar. No último duelo ocorrido na capital, o Hertha conquistou os três pontos.

Burnley x Manchester United
Sábado, 13h (ESPN Brasil)
Cotações da OddsShark: Burnley (6.85), empate (3.85), United (1.59)

Em uma rodada morna da Premier League, em que a maioria absoluta dos times na parte superior da tabela pegam adversários da parte de baixo, a exceção fica por conta do Manchester United. E o time de José Mourinho, que começa a se recuperar após a má fase da virada do ano, terá um teste de fogo em Turf Moor. Visita o Burnley, que já não é mais aquela sensação toda de semanas atrás, mas continua sendo um anfitrião de bastante respeito dentro de sua casa. Curiosamente, o embate de ambos os times durante o primeiro turno fez parte da seca dos Red Devils, com o empate por 2 a 2 em Old Trafford, justo no Boxing Day. O Burnley chegou a abrir dois gols de vantagem na casa dos oponentes, mas os mancunianos se aliviaram salvando um ponto já nos acréscimos do segundo tempo. Jesse Lingard, que marcou dois tentos naquela ocasião, segue voando em sua equipe e será um nome para o time da casa redobrar os seus cuidados.

Barcelona x Betis
Domingo, 17h45 (Fox Sports)
Cotações da OddsShark: Betis (8.93), empate (6.01), Barcelona (1.31)

Por mais que continue invicto no Campeonato Espanhol, o Barcelona vem de uma incômoda derrota na Copa do Rei, superado pelo rival Espanyol no jogo de ida das quartas de final. E se alguém quiser aproveitar o momento dos blaugranas, o Betis parece o adversário certo. Os verdiblancos oscilam ao longo dos últimos meses, mas deram trabalho na visita ao Camp Nou durante o primeiro turno e chegaram a derrotar o Real Madrid. O estilo de jogo dos beticos é um atrativo, atuando de maneira solta e incisiva com Quique Setién. E o embalo se provou principalmente na histórica vitória sobre o Sevilla no clássico do Nervión. Agora diante da torcida, no Benito Villamarín, os andaluzes tentarão celebrar outro triunfo marcante. Só não podem se descuidar de Lionel Messi, Luis Suárez e companhia, que, apesar do tropeço recente, vinham destruindo neste início de 2018.

Real Madrid x Deportivo de La Coruña
Domingo, 13h15 (ESPN Brasil)
Cotações da OddsShark: Real (1.13), empate (9.83), Deportivo (17.86)

Durante algum tempo, o Deportivo foi uma pedra no sapato costumeira do Real Madrid. Nos últimos anos, porém, tem servido mais de sparring dos merengues. E um sparring necessário neste momento de dúvidas sobre o time de Zinedine Zidane. O adversário do Z-3 é bem oportuno no Santiago Bernabéu, para que os madridistas encerrem o jejum de três rodada em La Liga. Enquanto as críticas pesam sobre Cristiano Ronaldo e companhia, esta é a hora de tirar a barriga da miséria. O Real venceu seus últimos dez jogos contra o Depor, com 38 gols marcados e apenas oito sofridos. O último tropeço aconteceu em março de 2011, com um empate sem gols no Riazor. Já a derrota mais recente aconteceu há quase uma década, em agosto de 2008.

O cara

Nabil Fekir
Lyon x Paris Saint-Germain
Domingo, 18h (Sportv e ESPN Brasil)
Cotações OddsShark: Lyon (6.85), empate (5.14), PSG (1.41)

O jogo entre o líder e o vice-líder da Ligue 1. Tudo bem, o PSG possui um elenco cheio de craques, que vem pulverizando todos os adversários ao longo da campanha. No entanto, se há alguém capaz de fazer estrago nos parisienses, este é Nabil Fekir. O atacante assume cada vez mais o protagonismo no Lyon e faz uma temporada excelente, comandando uma linha ofensiva bastante jovem e potente. São 15 gols em 18 partidas pelo Francesão, já a melhor marca de sua carreira, deixando o seu em todas as últimas cinco partidas pelos Gones. Resta saber se a sua fase será o suficiente para contrabalancear Neymar, Cavani, Mbappé, Di María e quem mais resolver jogar do outro lado. Somando 11 pontos de vantagem, o PSG garantiu o triunfo no primeiro turno com dois gols contra no Parc des Princes.

O brasileiro

Rodrigo
Las Palmas x Valencia
Sábado, 17h45 (ESPN Brasil)
Cotações OddsShark: Las Palmas (4.32), empate (3.99), Valencia (1.79)

Depois de ser ultrapassado pelo Atlético de Madrid, o Valencia tem uma ótima chance de emendar a sua terceira vitória consecutiva e seguir no páreo pela vice-liderança. Os Ches jogam fora de casa, mas pegam o lanterna Las Palmas, fortíssimo candidato ao rebaixamento. E entre as principais referências da guinada recente está o hispano-brasileiro Rodrigo Moreno. Nascido no Rio de Janeiro, filho do ex-lateral Adalberto, o jogador da seleção espanhola é o vice-artilheiro do time, um tento atrás de Simone Zaza. Nos dois últimos triunfos, anotou os gols decisivos contra Deportivo e Alavés. Se a boa sequência se mantiver, pode fazer estrago nas Ilhas Canárias.

O clássico

Ajax x Feyenoord
Domingo, 11h30 (ESPN)
Cotações da OddsShark: Ajax (1.66), empate (4.09), Feyenoord (4.86)

Enquanto o PSV domina o topo da tabela no Campeonato Holandês, Ajax e Feyenoord tentam recobrar o prejuízo. E o clássico vai ser uma ótima pedida a quem quiser se reerguer logo no início do segundo turno. Jogando diante de sua torcida, o Ajax é quem parece mais capaz de ainda brigar pelo título, cinco pontos atrás do Boeren. O clube trocou de técnico e vem de uma boa sequência recente, especialmente pelo rendimento de seus garotos. Enquanto isso, já nove pontos atrás dos Godenzonen, o Feyenoord precisa diminuir a diferença se ainda quiser um lugar na Liga dos Campeões. A campanha após o título não começou muito animadora, apesar da recuperação a partir do final do primeiro turno. E as expectativas aumentam com o iminente retorno de Robin van Persie. Depois da goleada dos Ajacieden por 4 a 1 no De Kuip, certamente há um desejo de vingança entre os visitantes.

Fluminense x Botafogo
Sábado, 17h (Premiere)
Cotações da OddsShark: Fluminense (2.54), empate (3.26), Botafogo (2.80)

O início da Taça Guanabara foi um festival de zebras. Exceção feita à garotada do Flamengo, todos os grandes do Rio de Janeiro tropeçaram em suas estreias no Campeonato Carioca. E, assim, o primeiro clássico já acontece como uma oportunidade de mostrar que a situação não é tão ruim quanto parece. O Fluminense atravessa um momento de muitas incertezas, até pelas perdas sentidas, e possui uma necessidade maior do triunfo. Mas não que o chão do Botafogo seja tão firme, até pelas mudanças internas ocorridas em General Severiano, sobretudo no comando. Será o momento de oferecer um afago às torcidas, diante do caminho nebuloso nos próximos meses. Durante o último ano, prevaleceu o equilíbrio no Clássico Vovô, com duas vitórias para cada lado. Pelos alvinegros, Leandro Carvalho e Renatinho podem estrear. Já os tricolores esperam as entradas de Jadson, Gilberto e Aírton.

O reencontro

Manchester City x Newcastle
Sábado, 15h30 (ESPN Brasil)

O Newcastle pode não representar o maior desafio ao Manchester City, especialmente se os líderes do campeonato olharem a posição modesta de seus adversários, em 15°. No entanto, após a primeira derrota na campanha, no eletrizante confronto com o Liverpool, o time de Pep Guardiola pode se resguardar um pouco mais contra os Magpies. Vale lembrar que, no primeiro turno, os alvinegros deram trabalho em St. James’ Park, durante a maratona de fim de ano. A vitória do City aconteceu graças a um gol solitário de Raheem Sterling, apesar da resistência dos anfitriões. O histórico recente no Estádio Etihad, todavia, pesa a favor dos Citizens: ainda sob as ordens de Manuel Pellegrini, a equipe aplicou goleadas por 5 a 0 e 6 a 1 nas temporadas anteriores ao rebaixamento do Newcastle.

Vale uma zapeada

Boca Juniors x River Plate
Domingo, 23h10 (Fox Sports)

O Campeonato Argentino dá uma pausa no começo do ano, mas os clubes do país seguem na ativa durante a intertemporada. E o final de semana será repleto de clássicos. Já nesta sexta, acontece o Dérbi de Avellaneda, com o Independiente revigorado após a conquista da Copa Sul-Americana encarando um Racing que se reforça bastante. E no domingo, os holofotes se voltam ao primeiro Boca x River de 2018, que acontecerá em Mar del Plata. Os millonarios também se mexeram no mercado, mas Lucas Pratto e Franco Armani ainda não devem estrear no clássico. Enquanto isso, os xeneizes devem escalar Carlos Tevez logo de cara. A penúltima partida do ídolo antes da mudança à China aconteceu justamente no Monumental. Marcou dois gols e garantiu uma vitória épica sobre os rivais.


Os comentários estão desativados.