A Atalanta atravessa uma temporada com mais oscilações que o comum nos últimos anos. O começo na Serie A não foi tão bom e a classificação na Champions dependeu dos resultados como visitante. No entanto, pouco depois da disputa nos vestiários entre Papu Gómez e Gian Piero Gasperini, que minou o espaço do capitão, a Dea volta a embalar no Italianão. Se o argentino agora é parte do passado, Josip Ilicic assume ainda mais o protagonismo e alavanca os resultados recentes. O esloveno brilhou novamente neste sábado, comandando a goleada por 4 a 1 em cima do Benevento com uma senhora atuação.

A mudança de ares na Atalanta aconteceu a partir de dezembro. Apesar das três vitórias conquistadas nas três primeiras rodadas da Serie A, a Dea despencou depois disso, com apenas um triunfo nos seis compromissos seguintes pela liga. Contudo, desde o início do último mês, os Orobici não sabem mais o que é perder. A equipe sustenta uma invencibilidade de nove partidas, que inclui a classificação sobre o Ajax na Champions. Pela Serie A, foram cinco vitórias e dois empates. Papu Gómez não joga desde 16 de dezembro e sua ausência não é obstáculo. Ilicic, por sua vez, tem dois gols e cinco assistências nas últimas cinco aparições pelo Italiano.

A goleada sobre o Benevento no Estádio Ciro Vigorito começou aos 30 minutos, com Ilicic. A Atalanta já criava as melhores chances desde o início, com a participação ativa do esloveno. O camisa 72 abriu a contagem, então, com uma jogadaça. Após o erro da defesa, Ilicic partiu pela direita e encarou dois marcadores. Passou no meio de ambos com um só drible, antes de finalizar por entre as pernas de Kamil Glik e contar com o desvio. Antes do intervalo, o atacante ainda acertou a trave.

O Benevento empatou com o veterano Marco Sau logo aos cinco minutos do segundo tempo. Depois disso, a Atalanta reagiu e foi mais precisa nas finalizações para golear. Num rebote do goleiro Lorenzo Montipò após chute de Ilicic, Rafael Tolói retomou a vantagem aos 24. O terceiro saiu aos 26, num contra-ataque. Ilicic recebeu na direita e pareceu fazer o cruzamento com a mão, tamanha a precisão de sua assistência para Duván Zapata concluir na pequena área. Por fim, Luis Muriel manteve sua fama como um dos substitutos mais efetivos da Europa. Num ataque construído por um lançamento de Ilicic, Ruslan Malinovskyi abriu na esquerda e Muriel finalizou com muita precisão, em chute colocado que saiu do alcance de Montipò.

A Atalanta assume provisoriamente a quarta colocação da Serie A, com três vitórias consecutivas. O time soma 31 pontos e aguarda o resultado de Juventus x Sassuolo, seus concorrentes logo abaixo que se enfrentam no domingo. O Benevento perde um pouco seu embalo, mas continua com uma boa campanha neste retorno à Serie A e ocupa o décimo lugar, com 21 pontos.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore