Itália

Série A volta sem escândalos, mas temendo violência

O Campeonato Italiano inicia neste fim de semana aquela que promete ser sua temporada de redenção, depois do escândalo que manchou o futebol do país no ano passado. A volta à Série A da Juventus – acompanhada por Napoli e Genoa, outros times que têm scudetti no currículo – e o fato de todos os times iniciarem sem penalizações garantem novo ânimo aos torcedores.

Outro problema da última temporada que a Itália espera evitar é o da violência. Vários estádios foram fechados ao público depois da morte de um policial em Catania, em fevereiro. O novo campeonato começa sem restrições, mas com precaução reforçada.

É o caso do jogo de domingo entre Genoa e Milan, que se reencontram na primeira divisão depois de doze anos. Em 1995, na última partida entre eles, um torcedor do Genoa foi morto a facadas. Para evitar retaliações, as autoridades de Gênova determinaram que os torcedores do Milan não terão permissão para comparecer ao estádio Luigi Ferraris.

Campeão europeu, mas apenas quarto colocado na última Série A, o Milan não deve ter Ronaldo e o recém-contratado Emerson como titulares no domingo. O capitão Paolo Maldini, que inicia sua última temporada, só deve jogar no final de setembro, porque se recupera de uma cirurgia no joelho.

A Internazionale, que validou em campo o título herdado na temporada anterior, inicia a luta pelo 16º scudetto contra a Udinese, em casa. O técnico Roberto Mancini tem o desafio de encontrar espaço para os jogadores em um elenco ainda mais numeroso com as chegadas de jogadores como o atacante hondurenho David Suazo e o defensor romeno Cristian Chivu.

Chivu se transferiu da Roma, que ficou com o primeiro título oficial da temporada ao vencer a Inter por 1 a 0 em San Siro, na Supercopa da Itália. A vitória deixou na equipe de Luciano Spalletti, habitualmente a que exibe o futebol mais atraente do campeonato, a sensação de poder fazer parte da disputa pelo título. O time enfrenta o Palermo, fora de casa, no domingo.

A Juventus teve um bom investimento em reforços para seu retorno à elite, mas os resultados da pré-temporada apontaram para uma possível temporada de transição. No entanto, a permanência dos principais jogadores, como David Trezeguet, Gianluigi Buffon e Alessandro Del Piero, permite pensar em um time capaz de brigar pelas quatro primeiras posições.

A Vecchia Signora estréia neste sábado, em casa, contra o Livorno. O time toscano inicia a vida sem Cristiano Lucarelli, negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

No jogo de abertura do campeonato, a Lazio, terceira colocada em 2006/7, recebe o Torino.

Confira os jogos da primeira rodada da Série A:

Sábado, 25/agosto
Lazio x Torino (13:00, ESPN Internacional e RAI)
Juventus x Livorno (15:30, TV Esporte Interativo, ESPN Brasil e RAI)

Domingo, 26/agosto
Fiorentina x Empoli
Genoa x Milan (10:00, ESPN Brasil)
Inter x Udinese (10:00, TV Esporte Interativo, ESPN Internacional e RAI)
Napoli x Cagliari
Parma x Catania
Reggina x Atalanta
Siena x Sampdoria
Palermo x Roma (15:30, ESPN Brasil e RAI)

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo