Não é à toa que a Itália ganhou fama por saber se defender. É raro a Azzurra ser goleada, mesmo em seus piores momentos. Ao fazer 4 a 0 na final da Eurocopa, a Espanha se tornou a primeira equipe a ir quatro vezes às redes italianas em 33 anos.

A última vez que a Itália havia sofrido tantos gols em um jogo foi num amistoso em 13 de junho de 1979. Jogando em Zagreb (atual Croácia), os italianos tomaram de 4 a 1 da Iugoslávia. Paolo Rossi abriu o marcador naquela partida, mas Susic (3 vezes) e Zajec viraram para o time da casa.

Em competições oficiais, a última vez que a Itália sofreu tantos gols também foi em uma final: nos 4 a 1 do Brasil na Copa do Mundo de 1970. O placar foi repetido em 1976, quando brasileiros e italianos se encontraram na Copa do Bicentenário da Independência americana.

No entanto, todas essas partidas tiveram só três gols de diferença. Para encontrar a última vez que a Itália perdeu por mais que isso (como neste domingo), é preciso voltar muito mais tempo. E, curiosamente, quem aparece como algoz é também a Iugoslávia.

Em 12 de maio de 1957, a Itália perdeu por 6 a 1 dos iugoslavos na Copa Dr. Gerö (precursora da Eurocopa). Curiosamente, a partida foi disputada no estádio Maksimir de Zagreb, mesmo palco dos 4 a 1 da Iugoslávia em 1979.