E lá se foram cinco rodadas do Campeonato Brasileiro Feminino sob nova fórmula. Fragmentada em duas divisões e dividida em dois grupos nas séries A1 e A2, a competição com cara nova está sendo excelente para o Iranduba, o Corinthians e o Rio Preto até aqui. Os três times seguem invictos no torneio, e, por isso, ocupam as as primeiras posições na classificação. Vale destacar a equipe amazonense, que é líder do Grupo 1 por conta de seu ataque fulminante e sua defesa bastante compacta. Ao contrário do Corinthians e do Rio Preto, o Iranduba vem fazendo seu nome no cenário nacional do futebol feminino agora, apesar do forte do clube ser justamente essa modalidade. Mas além do Hulk – apelido do clube amazonense -, quais times vêm fazendo uma boa competição e podem se tornar candidatos ao título?

LEIA TAMBÉM: Khalida Popal, a afegã que arriscou sua vida e se dedica a lutar pelas mulheres no futebol

O Brasileirão é recente. Foi em 2013 que o campeonato com fases mais longas (e não em mata-mata) começou a ser disputado por times femininos. Desde lá, nenhuma equipe foi campeã mais de uma vez. O Rio Preto chegou perto do bicampeonato ano passado, mas acabou perdendo o jogo realizado em casa da grande decisão e deixando o Flamengo ficar com a taça. Este ano, a equipe do interior paulista volta ao campeonato com força máxima. São cinco vitórias em cinco jogos sem sofrer mais do que dois gols. Ou seja, sua rigidez está ainda mais concentrada em sua defesa, a melhor da competição (bem como sua campanha no geral). Na rodada que será finalizada nesta segunda com o jogo entre Audax e Grêmio, o Rio Preto ganhou mais uma fora de casa: 2 a 1 sobre o Foz Cataratas.

O Corinthians ainda não havia disputado o Campeonato Brasileiro antes desta temporada, mas já deu uma prévia do seu bom futebol na Copa do Brasil do ano passado, sendo campeão em parceria com o Audax. Fora o sucesso coletivo, o destaque individual do elenco em 2016 foi tamanho que rendeu até convocações para a Seleção Brasileira de Emily Lima. Agora seguindo por si só na modalidade, o Alvinegro soma 15 pontos obtidos por meio de cinco vitórias na competição. Na última rodada, as paulistanas enfrentaram o Sport na Arena Barueri e venceram pela segunda vez seguida por um placar de 1 a 0. O time do Recife ainda não tinha perdido, mas também não engrenava na tabela porque empatou três vezes seguidas e só foi ganhar na quarta rodada, aplicando uma goleada sobre o São Francisco.

Com 80% de aproveitamento, o Santos segue sendo uma pedra na chuteira para seus adversários e pode, sim, brigar pelo título também. As Sereias da Vila poderiam estar invictas, mas tropeçaram no Rio Preto na segunda rodada. Ainda assim, elas seguem fazendo um bom campeonato até então. O forte do Santos no futebol feminino, assim como no masculino (pelo menos nos últimos anos), são as competições de mata-mata, mas é possível que o time do litoral paulista concorra ao troféu do Brasileirão deste ano.

Diferentemente de seu rival de títulos na Copa Libertadores e na Copa do Brasil, o São José. As joseenses foram vencer pela primeira vez no campeonato nesta rodada, derrotando a Ferroviária fora de casa por 2 a 0. Por enquanto, elas fazem um Brasileiro bem fraco, e isso se deve ao desmanche do elenco. Várias jogadoras que disputaram a semifinal do campeonato ano passado e a final da Copa do Brasil mudaram para outros clubes.

É bom ficar de olho também no Kindermann e no Flamengo. Após uma temporada de inatividade, as catarinenses têm feito bons jogos dentro das limitações de um time que ficou um ano parado e tenta se reerguer depois de um episódio de terror em que o técnico foi assassinado por outro treinador. No momento, a tradicional equipe está em terceiro lugar no Grupo 1, com sete pontos somados, e vem de duas vitórias seguidas. Já o Mengo traz aquele perigo natural de um time que foi campeão do torneio no ano passado. As cariocas também estão na terceira posição, mas no Grupo 2, e com dois pontos a mais do que o Kindermann. Ganharam da Ponte Preta na Gávea neste domingo e são fortes aspirantes a lutar por uma vaga na final.

Veja como está a classificação do Campeonato Brasileiro Feminino no momento. Falta o Audax e o Grêmio se encararem, nesta segunda, para a quinta rodada terminar. A partida será transmitida pelo SporTV 2 às 18 horas (horário de Brasília). Veja mais jogos na Programação de TV.

classificacao1 classificacao2