A Atalanta não perdia um jogo desde o dia 20 de janeiro, quando foi derrotada por 2 a 1 para a Spal. Desde então, eram 20 jogos sem uma derrota, contando todas as competições. A Internazionale foi até Bergamo neste sábado, na última rodada da Serie A, e quebrou a sequência. Venceu por 2 a 0 dentro do Gewiss Stadium e impôs a melhor defesa da Serie A (36 gols sofridos em 38 jogos) diante do melhor ataque (98 gols em 38 jogos). Foi também a primeira vez que a Atalanta não conseguiu fazer gols em um jogo desde setembro.

Como as duas equipes estavam separadas por apenas um ponto, o jogo virou um confronto direto pelo segundo lugar. O empate poderia ser ruim para ambos, já que caso a Lazio vencesse o Napoli fora de casa, passaria os dois para terminar ela em segundo lugar. Nada disso aconteceu. O Napoli venceu a Lazio, a Inter venceu a Atalanta e as quarto primeiras posições terminaram com Juventus, Inter, Atalanta e Lazio, nesta ordem.

Josip Ilicic foi desfalque da Atalanta. O jogador se ausentou por um problema familiar e viajou para a Eslovênia, razão pela qual ele perderá também o jogo contra o PSG, pela Champions League. José Palomino também não estava disponível. A Inter não pôde contar com Stefano Sensi e Matias Vecino.

Conte manteve a formação, com Alessandro Bastoni como titular na linha de defesa, ao lado de Diego Godín e Stefan de Vrij, com Milan Skriniar poupado, no banco de reservas. Danilo D’Ambrosio desta vez atuou como ala pela direita, com Ashley Young fazendo a função pelo lado esquerdo. No meio-campo, Marcelo Brozovic, Roberto Gagliardini, ex-Atalanta, e Nicolò Barella compuseram o setor. Romelu Lukaku voltou a ter Lautaro Martínez como companheiro no ataque.

O técnico da Atalanta, Gian Piero Gasperini, deixou no banco o ala Hans Hateboer e escalou Timothy Castagne. O substituto acabou fazendo uma má partida. No mais, o time atuou com a maioria dos seus jogadores titulares, com Mario Pasalic fazendo a função de Ilicic. Remo Freuler e Marten de Roon formaram o meio-campo.

Em 20 minutos, a Inter abriu uma boa vantagem. Logo a um minuto de jogo, depois de um cruzamento de Ashley Young, a bola sobrou para Danilo D’Ambrosio, que tocou de cabeça para marcar 1 a 0. A bola foi na direção de Lukaku, o goleiro Gollini caiu mal e acabou machucado. Foi substituído por Marco Sportiello.

A Inter ampliou a vantagem aos 20 minutos. Roberto Gagliardini tocou para Ashley Young na esquerda e o camisa 15 puxou da esquerda para dentro e chutou colocado, no canto, e venceu o goleiro: 2 a 0. Um bonito chute do jogador inglês, que colocou a vantagem da Inter bem mais complicada de ser alcançada. Ainda tinha muito jogo a ser disputado, porém. E a Atalanta é, afinal, o melhor ataque da Serie A.

O time de Bergamo tentou chegar ao ataque e teve até uma boa chance com Robin Gosens no segundo tempo, mas acabou saindo. A Atalanta chegou ao ataque, mas a Inter que balançou as redes mais uma vez. Só que o gol foi anulado. Alexis Sánchez, que entrou no segundo tempo no lugar de Lautaro Martínez, recebeu em posição duvidosa, avançou, tirou do goleiro e marcou, mas o impedimento foi marcado.

No final, a Inter fica com o segundo lugar e só a um ponto da Juventus, que perdeu três dos seus últimos quatro jogos depois de garantir a conquista do título. A distância entre os dois times, porém, foi bem maior do que isso, como o próprio técnico Antonio Conte declarou depois da partida. A Inter, que termina a temporada com três vitórias consecutivas, espera que o resultado, o melhor do time desde 2010/11, possa servir como base para a próxima temporada.

A Atalanta, por sua vez, precisa se recuperar rápido, porque o jogo contra o PSG se aproxima. No dia 12 de agosto, a equipe de Bergamo estará em Lisboa para a disputa da fase final da Champions League e terá um adversário melhor que a Inter. O PSG é o campeão francês, da Copa da França e da Copa da Liga e está com fome pela Champions League. Precisará jogar melhor – e encontrar uma saída de se virar sem Ilicic, que tem sido um dos melhores jogadores do time.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore