Inspirado por Villa e Thiago, Barcelona atropela Córdoba

Reservas aproveitaram bem a chance recebida e comandaram a goleada sobre o Córdoba, que colocou os blaugranas nas quartas de final da Copa do Rei

David Villa não tem participado de muitos jogos como titular pelo Barcelona. Mas, quando ganha uma chance, o atacante sabe aproveitar. Ao lado de Thiago Alcântara, o camisa 7 liderou os blaugranas rumo às quartas de final da Copa do Rei e ainda assumiu a artilharia da competição, passando Cristiano Ronaldo. O clube catalão, que já havia vencido a ida, goleou o Córdoba por 5 a 0 no Camp Nou e enfrentará Málaga na próxima etapa.

Comandado outra vez por Jordi Roura, o Barcelona foi a campo com um time misto. Cesc Fàbregas, Alexis Sánchez, Carles Puyol, Javier Mascherano e Daniel Alves eram os únicos nomes badalados no time titular. Lionel Messi foi relacionado entre os reservas, mas sequer saiu do banco.

Durante os primeiros instantes de jogo, o Córdoba até tentou dar um susto no Barcelona. O time da segunda divisão apertou a saída de bola dos blaugranas, mas logo passou a deixar espaços nas costas da defesa. Alexis teve a primeira oportunidade de marcar, mas acabou chutando em cima do goleiro Mikel Saizar.

Porém, não demoraria para que o Barça iniciasse a goleada. Aos 17, Alex Song roubou a bola e deixou Thiago Alcântara em boas condições de marcar. Na sequência, David Villa começou a brilhar com dois gols. O primeiro, em grande jogada individual, chutando quase sem ângulo. Depois, em finalização precisa, após passe de Sergi Roberto. Antes do intervalo, Thiago Alcântara quase fez mais um, mas carimbou a trave.

Na volta do intervalo, o Barcelona seguiu conduzindo o jogo com tranquilidade. Após perder gol feito, Alexis Sánchez fez o quarto aos dez minutos, escorando de cabeça cobrança de escanteio. O Córdoba insistia em busca do gol de honra, enquanto os culés demonstravam pouco interesse, limitados a lances de classe de Thiago Alcântara.

Nos minutos finais, Villa acabou deixando o campo, por conta de uma lesão muscular. E, mesmo com dez jogadores, o Barça chegou ao quinto gol. Depois de desperdiçar outra grande chance, Sánchez deu sorte em uma bola rebatida pelo goleiro e fechou a conta.

Quem também garantiu sua passagem às quartas de final foi o Atlético de Madrid. Após vencerem o Getafe no jogo de ida, os colchoneros seguram o 0 a 0 e pegarão o Betis. Os verdiblancos, que haviam empatado por 1 a 1 fora de casa com o Las Palmas, venceram por 1 a 0 em Sevilha, gol de Rubén Castro.