A Espanha teve dez jogadores indicados para o time ideal da Euro 2012, em escolha feita por um comitê técnico montado pela Uefa. Além disso, Andrés Iniesta foi indicado como o melhor jogador do torneio, enquanto Fernando Torres, mesmo fora da seleção, faturou a Chuteira de Ouro por ter sido o artilheiro.

Casillas, Piqué, Sergio Ramos, Alba, Xavi, Iniesta, Busquets, Xabi Alonso, Fàbregas e David Silva aparecem entre os 23 nomes indicados pela Uefa. Destes, quatro já tinham sido eleitos para a equipe ideal da Euro 2008. Titular da Fúria nos seis jogos, Iniesta não marcou gols ou deu assistências, mas acabou apontado pelo comitê para ficar com o prêmio máximo individual, que há quatro anos foi de Xavi.

“Pirlo foi magnífico e obviamente as circunstâncias não o ajudaram na final. Xabi Alonso, Xavi e Iniesta foram todos incríveis. No caso de Xavi, ele ganhou o prêmio da última vez e poderia facilmente conquistá-lo de novo, mas sentimos que Iniesta merecia. De várias formas ele simbolizou o torneio – a criatividade, a corrida incisiva, com ou sem a bola. Nós achamos que ele representou muito do que vimos”, declarou Andy Roxbuirgh, diretor do comitê técnico composto por oito personalidades do futebol, entre elas Fabio Capello e Lars Lagerbäck.

A vice-campeã Itália e a Alemanha, com quatro atletas indicados cada, aparecem logo atrás em número de menções. Portugal, com três, bem como Inglaterra e Suécia, completam a lista. Ibrahimovic foi o único jogador eliminado na primeira fase a ser indicado para o time. Entre aqueles que ficaram de fora estão Mats Hummels e João Moutinho.

Já Fernando Torres ficou com a Chuteira de Ouro, mesmo tendo marcado a mesma quantidade de gols que outros cinco jogadores. Além dos três tentos, pesou a favor do camisa 9 espanhol ter servido uma assistência na competição e, no desempate com Mario Gómez, ter permanecido menos minutos em campo – 189, 90 a menos que o alemão. Por fim, Sergio Ramos também foi premiado por ter obtido a melhor pontuação em um ranking individual baseado em estatísticas, superando Cristiano Ronaldo.

Confira a seleção da Euro 2012:

Goleiros: Iker Casillas (Espanha), Gianluigi Buffon (Itália) e Manuel Neuer (Alemanha)

Defensores: Gerard Piqué (Espanha), Sergio Ramos (Espanha), Jordi Alba (Espanha), Philipp Lahm (Alemanha), Pepe (Portugal) e Fábio Coentrão (Portugal)

Meio-campistas: Xavi (Espanha), Xabi Alonso (Espanha), Sergio Busquets (Espanha), Andrés Iniesta (Espanha), Daniele De Rossi (Itália), Andrea Pirlo (Itália), Sami Khedira (Alemanha), Mesut Özil (Alemanha) e Steven Gerrard (Inglaterra);

Atacantes: David Silva (Espanha), Cesc Fàbregas (Espanha), Mario Balotelli (Itália), Cristiano Ronaldo (Portugal) e Zlatan Ibrahimovic (Suécia).