A fase de grupos da Champions League chega a seus momentos decisivos. As primeiras equipes já conquistaram a classificação para as oitavas de final, mas nenhuma rodada costuma ser mais importante do que a quinta, deixando a situação praticamente desenhada. E o sorteio premiou o momento com bons jogos. São vários duelos de destaque, tanto pelo peso das equipes quanto pela influência que eles podem ter na tabela. E ainda há mais detalhes para prestar atenção, como a volta de Ibrahimovic a Malmö. Além disso, a rodada do meio de semana ainda guarda grande atração para a noite de quarta, quando Santos e Palmeiras começam a decidir a Copa do Brasil. Abaixo, o Roteiro Trivela, com os detalhes para você acompanhar de perto:

VEJA TAMBÉM: Destaque na Ucrânia e amigo do Drácula, Moraes conta como sua carreira decolou na Europa

O jogão

Barcelona x Roma
Terça-feira, 17h45 (Band, TNT e Globoesporte.com)

Na primeira rodada da Champions, o Estádio Olímpico foi palco do maior golaço do torneio até o momento. Florenzi viu Ter Stegen adiantado e mandou um balaço do meio de campo. Enquanto isso, ainda se aprumando no início da temporada, o Barcelona não conseguiu passar do empate por 1 a 1. Perspectivas bem diferentes para o reencontro no Camp Nou. Afinal, além de Neymar e Luis Suárez voando, Messi também está de volta e tem maiores chances de aparecer entre os titulares. E o Barcelona, mesmo cinco pontos à frente, ainda não garantiu matematicamente a primeira colocação. Vencer os italianos seria não apenas uma maneira de reafirmar sua força no torneio continental, mas também de assegurar a tranquilidade na visita ao Bayer Leverkusen na última rodada.

O clássico

Santos x Palmeiras
Quarta-feira, 22h (Globo, Band, Sportv, ESPN Brasil e Fox Sports)

O meio desta semana não se movimenta apenas com a Champions. A grande questão do futebol brasileiro neste momento é saber justamente quem vai faturar a Copa do Brasil. Nesta quarta, Santos e Palmeiras fazem o primeiro embate na Vila Belmiro, antes do reencontro marcado para a próxima semana, no Allianz Parque. Será a chance de terminar o ano de maneira vitoriosa, assim como de se garantir na próxima Libertadores – embora os santistas ainda permaneçam vivos na luta pelo quarto lugar do Brasileirão. Campeões recentes da Copa do Brasil, ambos sabem o peso e os caminhos para a vitória.

O Santos não viveu bons momentos nas últimas semanas, mas segue mais embalado à final. Não bastasse a ascensão do time desde a chegada de Dorival Júnior, ainda há uma série de talentos individuais que podem fazer diferença – em especial, o trio formado por Lucas Lima, Gabigol e Ricardo Oliveira. Já os palmeirenses sofrem bem mais com a inconstância recente, acumulando apenas três vitórias nos últimos 13 jogos. Mas como a história começa do zero na decisão da Copa do Brasil, resta se concentrar sobre a oportunidade. Ainda mais na visita à Vila Belmiro, onde o Peixe derrubou Corinthians e São Paulo nas fases anteriores do torneio.

Fique de olho

 

Juventus x Manchester City
Quarta-feira, 17h45 (Space)

Morata comemora gol no Etihad (AP Photo/Jon Super)
Morata comemora gol no Etihad (AP Photo/Jon Super)

O Manchester City já se garantiu nas oitavas de final da Champions, o que não significa tranquilidade a Manuel Pellegrini. A pressão sobre o treinador é considerável, especialmente depois da derrota para o Liverpool na Premier League. E os Citizens ainda precisam buscar a liderança de seu grupo, se não quiserem outra vez sofrer com o sorteio da competição continental. Para tanto, têm que dar o troco na Juventus em Turim. Depois que Morata decidiu o primeiro duelo em Manchester, os bianconeri aparecem apenas um ponto atrás dos ingleses na tabela. E vêm ainda mais motivados, depois da vitória no clássico sobre o Milan no sábado, que fez o time saltar para a sexta posição na Serie A.

Manchester United x PSV Eindhoven
Quarta-feira, 17h45 (EI Maxx)

O Manchester United ocupa a primeira posição de seu grupo na Champions, mas nem de longe vive uma situação confortável. Aparece apenas um ponto à frente de PSV e Wolfsburg, além de ter três a mais que o CSKA Moscou. Nesta rodada, os Red Devils voltam a se reencontrar com os holandeses, algozes em sua única derrota na campanha. Um jogo que serve não apenas de revanche, como também de passo fundamental à classificação. Contudo, como se não bastassem as oscilações do time de Louis van Gaal, outro problema está nos prováveis desfalques. Phil Jones e Ander Herrera são dúvidas para a partida decisiva em Old Trafford.

Arsenal x Dínamo Zagreb
Terça-feira, 17h45 (EI Maxx)

O Arsenal ainda reza por seu milagre na Champions. Com três pontos, os Gunners precisam vencer os seus dois últimos compromissos e torcer por um triunfo do Bayern de Munique nesta rodada para buscar a classificação. Arsène Wenger já sabe que bater o Olympiacos na última rodada, na Grécia e por dois gols de diferença, não será nada fácil. Mas deve exigir uma goleada de seus comandados no Emirates nesta semana. Perder para o Dinamo Zagreb fora de casa foi uma vergonha, por mais que os croatas tenham bons valores. Desta vez, pesa não apenas a diferença financeira, como também a crise política que os visitantes enfrentam. O presidente do Dinamo foi preso durante a última semana, envolvido com fraudes, e deixa o ambiente no clube instável.

O brasileiro

Hulk
Zenit x Valencia
Terça-feira, 15h (Space)

Em um grupo teoricamente equilibrado, o Zenit vem passando o carro. É o único clube com quatro vitórias nas quatro primeiras rodadas da Champions, com a classificação assegurada. E se pelo menos empatar com o Valencia, ninguém tira os russos do primeiro lugar. Mais uma vez chave na equipe, Hulk vem sendo apontado como um dos melhores jogadores da competição continental até o momento. Seus números ajudam a sustentar a reputação: são três gols e quatro assistências, participando diretamente de 70% dos tentos do clube de São Petersburgo. Em um dos jogos mais difíceis da campanha, deve assumir o protagonismo como de costume.

O cara

Chicharito
Bate Borisov x Bayer Leverkusen
Terça-feira, 15h (EI Maxx)

Chicharito Hernández, do Bayer Leverkusen (Foto: AP)
Chicharito Hernández, do Bayer Leverkusen (Foto: AP)

Chicharito vive uma fase espetacular no Bayer Leverkusen. O mexicano já chegou marcando gols importantes no clube, mas seus números cresceram ainda mais nas últimas semanas. Desde 20 de outubro, o centroavante balançou as redes 10 vezes em sete partidas consecutivas. Números que mantêm os Aspirinas entre os primeiros colocados na Bundesliga, assim como brigando pela classificação às oitavas de final na Liga dos Campeões. Por isso mesmo, seus tentos serão fundamentais na visita ao Bate Borisov, adversário mais fraco da chave. Três pontos que podem colocar os alemães na zona de classificação.

O reencontro

Ibrahimovic
Malmö x Paris Saint-Germain
Quarta-feira, 17h45 (EI Maxx 2)

O mero encontro com o Paris Saint-Germain na primeira fase da Champions já gerou enorme comoção em Malmö, cidade natal de Ibrahimovic. O site do clube caiu logo no primeiro dia, diante da enorme procura por ingressos. E, sabendo que nem todos os seus conterrâneos poderão ocupar as 21 mil cadeiras do Estádio Swedbank, o atacante reservou a principal praça pública da cidade para transmitir a partida ao vivo em um telão. “Eu havia dito que o jogo seria ouvido em toda Malmö. Agora, eu assegurei que toda Malmö possa assistir ao jogo. Eu reservei a Praça Central, onde o jogo será transmitido ao vivo em 25 de novembro. Todos estão convidados! Haverá mais surpresas nesse dia. Estou chegando…”, afirmou Ibra. Agora, é ver como o jogo se tornará mero detalhe diante do aguardado retorno a sua casa.

Vale uma zapeada

Shakhtar Donetsk x Real Madrid
Quarta-feira, 17h45 (TNT)

O Real Madrid anda desnorteado desde o último clássico. A goleada do Barcelona instaurou uma série de dúvidas entre os merengues, que precisam se recuperar dentro de campo. E a primeira oportunidade de voltar a se firmar vem em um jogo relativamente tranquilo, na visita ao Shakhtar em Lviv. Enquanto os madridistas já estão assegurados na próxima fase, os ucranianos venceram apenas um de seus quatro primeiros compromissos. Oportunidade para vencer e diminuir a pressão interna. Caso contrário, as cobranças para a queda de Rafa Benítez devem aumentar ainda mais, mesmo com o apoio público de Florentino Pérez. Para piorar, Sergio Ramos e Marcelo serão desfalques.

Passe longe

Lyon x Gent
Terça-feira, 17h45 (EI Plus)

O Lyon decepciona bastante na Liga dos Campeões. Cotados para a classificação à próxima fase, os franceses correm o risco de sequer irem à Liga Europa. Tudo por ter conquistado apenas um ponto nas quatro primeiras rodadas. Agora, a equipe se reencontrará com o Gent, que lhe deu o empate na estreia, mas aparece à frente na tabela depois de ter vencido o Valencia. Em suma, a vitória no jogo mantém uma das equipes vivíssimas na luta pelos mata-matas. Mas não dá para esperar um jogo de grande nível no Estádio Gerland, até por aquilo que ambos os times apresentaram até agora.

Veja a programação de TV completa:

Terça, 24 de novembro

15h00 – Champions League: Zenit x Valencia – Space
15h00 – Champions League: Bate Borisov x Bayer Leverkusen – EI Maxx
16h00 – Copa do Brasil Sub-20: São Paulo x Atlético Paranaense – Sportv e ESPN Brasil
17h45 – Champions League: Barcelona x Roma – Band, TNT e Globoesporte.com
17h45 – Champions League: Bayern de Munique x Olympiacos – Space
17h45 – Champions League: Arsenal x Dinamo Zagreb – EI Maxx
17h45 – Champions League: Maccabi Tel Aviv x Chelsea – EI Maxx 2
17h45 – Champions League: Porto x Dinamo Kiev – EI Plus
17h45 – Champions League: Lyon x Gent – EI Plus
20h30 – Campeonato Brasileiro Série B: Boa Esporte x ABC – Premiere

Quarta, 25 de novembro

13h00 – Champions League: Astana x Benfica – EI Maxx
15h00 – Champions League: CSKA Moscou x Wolfsburg – EI Maxx
17h00 – Sul-Americano Feminino Sub-20: Brasil x Chile – TV Brasil
17h45 – Champions League: Shakhtar Donetsk x Real Madrid – TNT
17h45 – Champions League: Juventus x Manchester City – Space
17h45 – Champions League: Manchester United x PSV Eindhoven – EI Maxx
17h45 – Champions League: Malmo x Paris Saint Germain – EI Maxx 2
17h45 – Champions League: Atlético de Madrid x Galatasaray – EI Plus
17h45 – Champions League: Borussia Monchengladbach x Sevilla – EI Plus
22h00 – Copa do Brasil: Santos x Palmeiras – Globo, Band, Sportv, ESPN Brasil e Fox Sports
22h00 – Copa Sul-Americana: Independiente Santa Fe x Sportivo Luqueño – Sportv 2