InglaterraPremier League

Torcida do Manchester United é a mais barulhenta da Premier League

Já teve a impressão de que a fanática torcida do Crystal Palace é a que canta mais forte na Premier League? Ou que não há nenhuma tão barulhenta quanto a do Liverpool no clássico Anfield? Bom, o pessoal da agência de notícias Press Association resolveu tirar isso a limpo e, bom, não é nem uma nem a outra. A do Manchester United é quem ocupa o topo do ranking, e você vai se impressionar com o quão baixos na lista estão os Reds.

VEJA TAMBÉM: Professor quer usar Football Manager para melhor aprendizado

Nas últimas semanas, a Press Association Sport esteve em partidas de toda a Premier League para registrar o barulho feito pelas torcidas do campeonato, em jogos como mandante e visitante. No primeiro ranking disponibilizado, elencaram as torcidas que, combinadas as duas partidas analisadas, tiveram o maior nível de decibéis.

Em primeiro lugar, com 167 decibéis, aparece a do Manchester United. Com 161, Stoke City, Tottenham e West Brom aparecem na sequência. E, apesar das reclamações de José Mourinho, a do Chelsea até que faz um bom papel. Os blues fecham o top 5, com 160 decibéis nas duas partidas em que foram analisados. Mais dois clubes londrinos aparecem na sequência. O Crystal Palace, com 160, e o Arsenal, com 159. Embora a torcida do Palace não seja tão barulhenta quanto suspeitávamos, ainda dá para dizer com certa tranquilidade que é das mais inspiradas da Inglaterra.

Embora a festa no Anfield seja bela, e o tradicional grito do You’ll Never Walk Alone seja entoado de maneira imponente a cada jogo em Merseyside, a torcida do Liverpool aparece muito mais abaixo do que qualquer um de nós poderia imaginar. Está na “zona de rebaixamento”, na 18ª colocação, à frente apenas de West Ham e Aston Villa – sim, o fanatismo dos Hammers também não garantiu uma posição melhor.

Torcida Crystal Palace
Festa “sul-americana” da torcida do Crystal Palace

Além de ranquear as torcidas, a Press Association também listou os estádios mais barulhentos. Neste quesito, o Manchester United também se destaca, com 84 decibéis registrados no Old Trafford, que lidera. A principal mudança dessa lista para a outra é o salto que o Arsenal dá, com o Estádio Emirates aparecendo na terceira colocação – o que nos leva à conclusão de que os torcedores “viajantes” dos Gunners são um tanto quanto tímidos em seu apoio.

Quanto ao Liverpool, mais uma surpresa. O Anfield é apenas o 15º na lista, que tem o Upton Park, do West Ham, na lanterninha. Curiosamente, o Selhurst Park, do Crystal Palace, é apenas o 18º, o que evidencia ainda mais como sua torcida é fantástica nos estádios dos outros.

Confira os dois rankings completos:

Ranking das torcidas e dos estádios mais barulhentos da Premier League 2014/15
Ranking das torcidas e dos estádios mais barulhentos da Premier League 2014/15

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo