Inglaterra

Rooney e Van Persie: o ataque de 82 gols do Man Utd

Van Persie, artilheiro da Premier League na temporada passada, chega pra juntar-se ao vice-artilheiro, Wayne Rooney. Juntos, os dois marcaram 57 gols só na Premier League – um pelo Arsenal, outro pelo Manchester United, claro. Já se especula como o atacante será usado e como se encaixará no esquema de jogo do time, que também contratou o japonês Shinji Kagawa.

No total, contando os seus jogos pelo Arsenal e pela seleção holandesa, Van Persie chegou à marca de 44 gols em 57 jogos. Somandos ao 38 gols marcados por Rooney, também somando Manchester United e seleção, Alex Ferguson terá um ataque de 82 gols em uma só temporada.

Apesar de ter se destacado como um artilheiro na temporada passada, Van Persie começou como um atacante rápido, que atuava pelos lados do campo. Foi assim que chegou ao Arsenal, vindo do Feyenoord, e era como atuava também na seleção holandesa. Aos poucos, centralizou e tornou-se a referência do ataque do Arsenal. Nas duas últimas temporadas, foi o artilheiro dos Gunners. Na Copa de 2010, o jogador atuou também como a referência ofensiva da Holanda, vice-campeã mundial.

Rooney também é um jogador que varia nas posições no ataque. Apesar de ter sido o artilheiro do time na temporada passada, jogou diversas vezes atrás de um atacante mais fixo, em geral Danny Welbeck. Muitas vezes Rooney voltou para compor um quinto meio-campista e, ainda assim, manteve sua alta capacidade de marcar gols. A versatilidade de Rooney é usada como um trunfo de Ferguson, que pode fazer o time mudar de esquema sem fazer qualquer alteração.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo